Pedro Dom na vida real: veja imagens do homem que inspirou a série do Prime Video

Uma das séries nacionais mais elogiados do Prime Video, “Dom” (2021-presente) é inspirada na história real de Pedro Dom, que foi um dos traficantes mais famosos do Rio de Janeiro dos anos 2000. Na série, ele é interpretado pelo ator Gabriel Leone (“Senna“).

pedro dom vida real
Imagem: reprodução/Tela Viva e Aventuras na História – UOL

Quem foi Pedro Dom?

Pedro Machado Lomba Neto, que ficou conhecido como “Pedro Dom”, tinha sido criado em uma família de classe média no Rio de Janeiro, filho de um policial civil aposentado. Ele era viciado em drogas, em especial, a cocaína, e invadiu e roubou vários apartamentos entre 2004 e 2005.

Os relatos das vítimas de Pedro Dom contam que ele usava violência física e psicológica para descobrir onde os itens de valor da casa estavam escondidos. Em uma ocasião, ele bateu no rosto de uma idosa com o cano de uma arma várias vezes. Depois de cada assalto, ele se escondia em favelas, principalmente em áreas dominadas pelo tráfico, o que dificultava a ação da polícia.

No dia 14 de setembro de 2005, a polícia descobriu através de escutas telefônicas que o assaltante iria sair da comunidade Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré, e iria para a Rocinha, na Zona Sul da cidade. Depois que ele passou pela primeira galeria do túnel Rebouças, policiais cercaram o local e duas equipes esperavam Pedro na saída.

Cercado, ele jogou uma granada nos policiais, mas um oficial deu um tiro na roda traseira da moto em que Pedro Dom estava. O veículo caiu, o motoqueiro se separou e Pedro invadiu um prédio próximo. Após uma troca de tiros com policiais, Pedro Dom foi encontrado baleado dentro de uma lixeira, aos 23 anos de idade.

Mãe de Pedro Dom não aprovou série do Prime Video

Em 2021, quando a primeira temporada da série foi lançada, a irmã mais velha de Pedro, Erika Grandinetti, afirmou que sua mãe, Nídia Sarmento, não aprovou a produção e criticou a obra. “História de dor, luta, decadência e morte de um filho que foi transformada em entretenimento, de onde ainda purga TANTA dor, mas que não fez nenhuma diferença pro business”, escreveu Erika em publicação no Facebook.

Ela também criticou o seu pai, retratado sob uma luz bem positiva na série, dizendo que “toda a intimidação e violência que Pedro praticou, ele teria aprendido com o pai”, Victor Dantas, falecido devido a um câncer de pulmão em 2018.

Fonte: G1 e Rolling Stone.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.