Peaky Blinders é baseado em fatos reais? A verdadeira história
A obra Peaky Blinders é baseada em história real. Nomes fictícios são dados a família Shelby, porém o grupo criminoso existiu, mas sem tanta força e poder quanto é mostrado na série. Então, ela pode ser considerada, em partes, baseada em fatos.
O seriado traz uma mistura de ideias reais, personalidades que existiram, porém com mudanças no enredo das histórias. Nem tudo que ocorreu de fato no seriado aconteceu realmente. Como por exemplo o ano em que se passa a história foi uma época em que as facções já não tinham a mesma força.
A série se passa na Inglaterra, onde ainda existem muitos gângsters e as suas facções. Como é mostrado na primeira temporada, os Peaky Blinders obtiveram sucesso contra todos os grupos criminosos, mas a realidade não foi assim.
Verdades e criações na série
É sabido que a série traz diversas criações de acontecimentos durante as suas temporadas. Algumas delas como a aparição do ex-ministro britânico Winston Churchill se juntando a Shelby.
Outra criação é a força dos gângsters dos Peaky Blinders, onde na verdade não eram tão grandes como na época. Outras facções possuíam mais força que eles, na realidade. O The Birmingham Boys eram a sensação entre os gângsters da época.
Alguns acontecimentos verdadeiros que acontecem são a briga de dominância entre as gangues. Isso era completamente normal de ocorrer no final do século XIX, na Inglaterra. O nome do grupo criminoso realmente existiu, os Peaky Blinders.
Numa produção de série ou filme sempre há uma romantização dos fatos. As histórias servem de inspiração para outras.