Dentre os diversos sucessos do “Fab Four”, certamente um destaque do fim da década de 1960 foi o álbum The Beatles, ou simplesmente “Álbum Branco“, lançado em 1968 pelos garotos de Liverpool. O disco fez tanto sucesso que, mesmo com críticas negativas, dominou o topo das paradas da época.
Uma música que chama a atenção do público, entre as 30 faixas presentes no álbum, principalmente por seu título peculiar, certamente é “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. Lançada como single anos depois, em 1976, as origens do nome da faixa são curiosas e misteriosas.
O nome da música surgiu de uma frase de efeito dita pela primeira vez pelo nigeriano Jimmy Scott, um músico de conga que Paul McCartney conheceu em um clube em Soho. Apesar de ter sido esclarecido que a frase tem origem na língua urrobo, da Nigéria, seu significado definitivo nunca foi esclarecido.
Entretanto, a música tornou-se um verdadeiro fardo para a banda durante sua produção, sendo fagulha de diversas discussões entre os Beatles. O engenheiro de som Geoff Emerick, responsável pelas gravações, comentou certa vez que “Ob-La-Di, Ob-La-Da” esgotou sua paciência.
Além disso, ele também revelou que John Lennon a detestava, chamando a música de “a baladinha de mer** do Paul”. Para que conseguissem terminar, em uma das sessões de gravação, Lennon apareceu completamente dopado e acrescentou uma introdução de piano que foi parar na edição final.
Durante sua turnê atual, Got Back Tour, uma das músicas presentes no setlist de McCartney é justamente “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, a qual o músico voltou a tocar com frequência a partir de 2009. Inclusive, Paul chegou a tocá-la em um show no Brasil realizado em 2010. Assista:
Paul McCartney no Brasil: datas e ingressos
A passagem do ex-Beatle com sua atual turnê pelo Brasil está marcada para acontecer no fim de novembro, iniciando no dia 30. Paul McCartney desembarca primeiro em Brasília, para o show que será realizado na Arena BRB Mané Garrincha.
Posteriormente, o músico segue para Belo Horizonte no dia 3 de dezembro, com um show marcado na Arena MRV. Os ingressos para a data esgotaram, levando à marcação de um segundo show na cidade, marcado para o dia 4 de dezembro.
A turnê de Paul terá sequência em São Paulo, onde fará shows no Allianz Parque nos dias 7, 9 e 10 de dezembro, com os últimos ingressos disponíveis para o dia 7 apenas. Os últimos shows serão realizados nos dias 13 e 16 de dezembro, respectivamente em Curitiba e no Rio de Janeiro, que também estão com ingressos esgotados, mas sem anúncios de novas datas previstos.