Paul Atreides morre nos livros de Duna?
“Duna“, do autor Frank Herbert, que inspirou os dois filmes com Timothée Chalamet, tem cinco continuações, mas elas são bem menos conhecidas – e lidas – do que o primeiro livro, então muita gente não sabe para onde vai a história do herói – bem mais ou menos, já falamos disso aqui – Paul Atreides. Se você não quer encarar a leitura dos livros para saber o que acontecer com o nosso Lisan Al-Gaib, continua lendo que a gente te conta.
ATENÇÃO: obviamente, spoilers de “Duna: Parte 2” e da franquia literária.
Primeiro, vamos relembrar como a história de Paul acaba em “Duna: Parte 2”. Depois de beber o chá de fita a Água da Vida, ele decide abraçar de vez seu papel como o “Messias” de Duna. Ele derrota os Harkonnen, humilha o Imperador e trai Chani (Zendaya), deixando-a de lado para se casar com a Princesa Irulan (Florence Pugh). No final do filme, ele envia seus seguidores Fremen para o espaço para começar uma “guerra santa” contra as outras casas nobres.
Paul nos próximos livros de “Duna”
No segundo livro, “Messias de Duna”, o personagem passa por um crise de consciência e começa a se arrepender do seu papel na guerra. Uma série de tragédias faz ele ficar cego e, seguindo os costumes dos Fremen, ele parte para morrer no deserto.
Só que no terceiro livro, “Os Filhos de Duna”, descobrimos que Paul não morreu! Uma década depois, ele ainda está vivo. Depois de sobreviver ao deserto, ele se disfarça como o “Pregador” e começa a falar contra a sua própria religião, dizendo que Muad’Dib era um falso profeta, com poucos suspeitando de que ele é essa mesma pessoa. Ele tenta convencer o povo a abandonar a lealdade ao império maligno que ele mesmo construiu, mas acaba sendo assassinado por isso.
Este é o final de Paul Atreides na trilogia original de “Duna” escrita por Frank Herbert.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.