O filme Patch Adams: O Amor é Contagioso, lançado em 1998, conta a história de um médico que, após passar um período da sua vida internado em uma clínica psiquiátrica, percebe sua vocação para a área, e decide investir em uma carreira na medicina, mas utilizando uma filosofia do humor em seus cuidados.
Por mais que esta pareça apenas uma história de ficção, o filme dirigido por Tom Shadyac é inspirado na verdadeira história do médico Hunter Doherty “Patch” Adams, que se tornou famoso pelo modo humanizado que trata seus pacientes, sendo um pioneiro neste método.
Todavia, apesar do bom humor, o médico de fato já encarou um período obscuro em sua vida. Ele sofreu grandes baques emocionais ao completar 17 anos de idade, pois neste período, ele não só perdeu o pai como ainda foi abandonado pela namorada da época.
Isso desencadeou uma crise depressiva aguda em Adams, que para evitar que a situação piorasse, ele decidiu se internar numa clínica psiquiátrica. E conforme ele convivia com os outros enfermos, foi percebendo que cuidar do próximo era a melhor forma de esquecer os próprios problemas.
Além disso, ele percebeu que quando o tratamento era aplicado com bom humor, os pacientes eram bem mais receptivos, apresentando uma recuperação mais rápida. E esse método é defendido por ele até os dias de hoje, com Adams espalhando alegria e amor por onde passa.
Onde está Patch Adams hoje?
Hoje em dia, além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch Adams é também um ativista em busca da paz mundial. E até os dias de hoje, ele segue praticando seu trabalho com base em sua filosofia ao redor do mundo, levando alegria para áreas em crise.
Em 2007, durante uma entrevista para o programa Roda Viva, ele também revelou seu gosto por poesia, dizendo adorar os poemas de Pablo Neruda. Além disso, Adams comentou que possui uma biblioteca de 18 mil volumes, elucidando sua paixão pela leitura.
Apesar da semente plantada por Adams ser de conhecimento geral, dando origem até mesmo à grupos inspirados por sua forma de trabalhar, como os Doutores da Alegria no Brasil, a medicina ainda é muito apegada aos métodos mais conservadores, mas ele insiste na luta para alterá-la.