Dirigido por Tom Shadyac, o filme Patch Adams – O Amor É Contagioso foi lançado em 1998 e trouxe o ator Robin Williams no papel de um médico que decide ir contra a medicina convencional e usa o bom humor e o carinho a seu favor para auxiliar no tratamento de seus pacientes.
Apesar da atitude do personagem não ser incomum, considerando que ações como as do grupo Doutores da Alegria são bastante conhecidas no Brasil, vale destacar que o doutor Hunter “Patch” Adams é uma pessoa real, e foi um dos pioneiros neste tipo de tratamento.
Formado pela Virginia Medical University e fundador do Instituto Gesundheit, Patch desenvolveu seus métodos enquanto esteve internado em uma clínica psiquiátrica, e decidiu incorporar o humor, cuidado e carinho como ferramentas em seus atendimentos.
Além de médico e humorista, Patch também é um grande humanista e intelectual, sendo um ferrenho ativista em busca da paz mundial. Sua filosofia de vida é o amor, não apenas no âmbito hospitalar, mas é nas relações sociais como um todo, independente do lugar.
Até os dias de hoje, mesmo 78 anos de idade, ele continua viajando pelo mundo, passando por diversas áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, e espalhando alegria para quem precisa, como uma forma de ajudar nos momentos mais difíceis.
A lendária entrevista de Patch Adams ao programa “Roda Viva”
No ano de 2007, Patch Adams participou do famoso programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, em 2007. Durante a conversa, ele explicou que nunca disse que “rir é o melhor remédio”, e sim que “o riso faz parte de um contexto”. Ele também comentou sobre sua paixão por poesia. Confira:
Na mesma entrevista, ele admitiu não ter gostado do filme protagonizado por Robin Williams pois, segundo ele, o longa tratou sua história com muita superficialidade, sem mostrar os impactos de seu trabalho na sociedade.
Patch Adams – O Amor É Contagioso também não é um filme muito bem visto pela crítica, considerando as notas negativas dadas pela crítica. Contudo, o filme se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 202,3 milhões. O longa está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer: