Passo Fundo já abrigou alienígenas em clássico de Mel Gibson
Em 2002, Mel Gibson protagonizou um dos filmes definitivos de sua carreira. Ao lado de Joaquin Phoenix, o astro estrelou Sinais, longa dirigido por um jovem M. Night Shyamalan, embalado com os sucessos de O Sexto Sentido e Corpo Fechado.
Na trama, um padre encontra diversos círculos bizarros nos campos de sua plantação, resultados de manifestações de vidas extraterrestres. Com o clima hostil, a família do padre precisa se refugiar dentro de sua própria casa.
Sinais: e onde entra Passo Fundo nessa história?
Quem nunca assistiu ao filme deve estar se perguntando. Bem, uma das cenas mais marcantes é ambientada na cidade do norte gaúcho — embora, na verdade, tenha sido rodada em Miami, com atores brasileiros.
No filme, Passo Fundo é o cenário da festa de aniversário de um menino, filho de um tal Romero Valadares, que registrou as cenas veiculadas em telejornais do mundo inteiro não muito depois de os misteriosos círculos surgirem nas plantações de Graham Hess, personagem de Mel Gibson.
À época da estreia de Sinais no Brasil, houve quem achasse que Shyamalan deveria ter escolhido Varginha, em Minas Gerais, famosa por supostas aparições de objetos voadores não identificados (OVNIs) em 1996. Mas Passo Fundo integra o que se chama de “epicentro ufológico”, segundo declarou Hernán Mostajo, que pouco tempo depois fundou o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência de Itaara (RS). Nessa região, estão cidades com grande número de incidências, como Tenente Portela, Sarandi, Ronda Alta, Tapejara e Carazinho, onde houve relatos de avistamento de OVNIs e até de agricultores abduzidos por alienígenas.
Sinais e E.T. 2: a ligação entre os dois filmes
Após o sucesso de E.T. – O Extraterrestre, as discussões sobre uma continuação estavam a milhão. Dessa forma, Spielberg teve a ideia para um longa intitulado Night Skies, ou Céus Noturnos, em tradução livre.
O filme serviria como uma sequência de E.T – O Extraterrestre, e traria uma segunda incursão de extraterrestres no planeta, dessa vez de forma hostil. Os seres chegariam à Terra e cercariam uma família em sua fazenda, que, assustados, se defenderiam trancados dentro do local.
Spielberg descartou a ideia de fazer uma franquia a partir de E.T. e passou a ficar com a agenda lotado com outra franquia: Indiana Jones. Ainda assim, acredita-se que a ideia inicial tenha sido adaptada para Sinais. O filme foi produzido por Kathleen Kennedy e Frank Marshall, colaboradores de longa data de Spielberg.