O longa-metragem “Parasita” marcou história do cinema ao vencer diversas categorias na cerimônia do Oscar de 2020, como Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme, trazendo uma história em seu enredo diferente do comum e que levou os espectadores a terem discussões sobre de onde surgiu essa ideia.
A sinopse da trama vencedora do Oscar de 2020 conta a seguinte história: “Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado. Por obra do acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar também na abastada família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social cobram o seu preço.”
O diretor de “Parasita”, Bong Joo-ho, revelou no ano de lançamento do filme, 2019, as inspirações que teve para criar a história que se passa no longa em entrevista à Variety, afirmando que as criações dos personagens se passaram por experiências vividas por ele. Veja o que falou:
“Quando eu estava na faculdade, também trabalhei como tutor. Eu me inspirei nas várias pessoas ao meu redor: aquelas que eram ricas, aquelas que eram pobres. Fiquei muito inspirado pelas pessoas que encontrei diariamente”, afirmou Bong.
Ainda durante a entrevista, Joo-ho falou também sobre como queria que o filme parecesse para o público e o conceito dele: “Eu queria que a história parecesse uma história que nos rodeia diariamente, algo que seja mais realista e natural”.
Bastidores sobre a produção de “Parasita”
O diretor Bong Joo-ho, também um dos premiados no Oscar 2020, falou em entrevista à IGN sobre os bastidores para as definições do filme, inclusive sobre o título a ser dado para o longa. Veja as falas de Bong:
“Quase consideramos a escolha como um pouco arriscada e perigosa. Particularmente, a equipe de marketing estava bastante hesitante, porque na Coreia, a palavra ‘parasita’ possui uma conotação muito realista e negativa”, declarou Bong sobre a possível polêmica que poderia acontecer.
Outra decisão de bastidores que rendeu discussões foi sobre o enredo da história. Leia: “Como a história é sobre a família pobre se infiltrando e invadindo a casa rica, parece muito óbvio que Parasita se refere à família pobre, e eu acho que por isso a equipe de marketing estava hesitante”.