Papa Francisco já revelou qual é o seu filme favorito (e não é de Hollywood)
No livro O Papa Francisco: Conversas com Jorge Bergoglio, escrito pelos jornalistas Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti, a dupla reúne revelações feitas pelo Papa Francisco, chefe da Igreja Católica, incluindo o seu filme preferido. O argentino revelou que o título é A Festa de Babette, um filme dinamarquês de 1987.
“Seus protagonistas são pessoas que vivem um exagerado Calvinismo Puritano, a tal ponto que a Redenção de Cristo é vivida como uma negação das coisas deste mundo. Quando chega o frescor da liberdade, do esbanjamento em um jantar, todos acabam transformados. Na verdade, essa comunidade não sabia o que era a felicidade. Vivia esmagada pela dor. Tinham medo do amor”, comentou o líder religioso.
(via Shalom)
A Festa de Babette
O longa se passa no século 19, na Dinamarca, em uma rígida e conservadora vila luterana. Após a morte do pastor da cidade, surge Babette (Stéphane Audran), uma mulher parisiense que se oferece para ser a cozinheira e a faxineira da família. Anos depois, ela ainda trabalha lá, e ganha um enorme prêmio na loteria. Em comemoração ao que seria o centésimo aniversário do pastor, ela oferece um jantar francês que muda a vida da cidade.
O filme é dirigido por Gabriel Axel (Christian), que também escreveu o roteiro ao lado de Karen Blixen (Entre Dois Amores). Alguns nomes do elenco são Bodil Kjer (Mød mig paa Cassiopeia), Birgitte Federspiel (Kat), Stéphane Audran (O Discreto Charme da Burguesia) e Jarl Kulle (Fanny e Alexander). A Festa de Babette venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Infelizmente, a produção não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Em 2019, o filme até inspirou uma prova no reality da Band MasterChef Brasil. Uma das juradas do programa da época, Paola Carosella, comentou que a produção tinha sido muito importante na vida dela.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.