Pânico: quantos filmes são? Ordem cronológica
Em 1996, o produtor Kevin Williamson criou o primeiro filme de “Pânico”, trazendo o terror estilo slasher de volta aos cinemas. Na época, a produção foi um sucesso, fazendo com que mais dois filmes na sequência fossem criados. Em 2011, a franquia voltou às telonas, mas de maneira tímida, sem conquistar muito o público.
Mas, em 2022, o serial killer mascarado retornou mais uma vez e conseguiu atingir bons números de audiência, encaminhando para o Pânico VI ser lançado neste ano. Novamente, a produção foi sucesso nos cinemas, mostrando que o estilo slasher da trama ainda agrada o público.
Ordem cronológica de Pânico
Pânico – 1996
Dirigido por Wes Craven (A Hora do Pesadelo), o primeiro filme da franquia foi ambientado na fictícia cidade de Woodsboro, onde a estudante Sidney Prescott (Neve Campbell) é perseguida por um serial killer que usa uma máscara em formato de grito. Em seguida, um grupo também passa a ser alvo do assassino.
Um destaque da trama é que “Pânico” faturou US$ 173 milhões nas bilheterias e foi considerado um sucesso comercial. Também é o filme que mais arrecadou na franquia.
Pânico II – 1997
O segundo filme também contou com o retorno do diretor Wes Craven, dando continuidade à história de Sidney Prescott. A jovem volta a ser perseguida pelo serial killer, após seu drama ter sido transformado em filme. A produção conta com o retorno do xerife Dewey Riley (David Arquette), a repórter Gale Weather (Courteney Cox) e o viciado em filmes de terror Randy Meeks (Jamie Kennedy).
Pânico 3 – 2000
Wes Craven foi novamente o diretor da história e a ideia inicial era encerrar a trama como uma trilogia. Escrito por Ehren Kruger (Dumbo), o terceiro filme ocorre anos após os eventos do último longa, com Sidney Prescott reclusa. Porém, ela decide enfrentar de uma vez por todas o assassino mascarado, que está matando atores em um set de filmagens.
A produção também conta com Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy) e Parker Posey (Beau Tem Medo) em seu elenco. Apesar de ter arrecadado cerca de US$ 161,8 milhões nas bilheterias, os fãs da franquia afirmam que Pânico 3 é um dos mais fracos da saga.
Pânico 4
Lançado em 2011, o filme é ambientado quinze anos depois da última produção e trouxe o retorno do roteirista Kevin Williamson para a série de filmes. O quarto filme da franquia marcou o último trabalho da vida de Wes Craven, que faleceu em 2015. Na trama, acompanhamos Sidney Prescott, que decidiu voltar para a cidade de Woodsboro para divulgar seu livro, mas acaba descobrindo que uma nova onda de assassinato feitos pelo Ghostface está em alta.
Pânico 5 – 2022
Apesar de ser o quinto filme da franquia, ele foi batizado apenas de “Pânico”. Seu lançamento vem 10 anos depois da última produção e foi escrito por James Vanderbilt (Mistério no Mediterrâneo) e Guy Busick (Casamento Sangrento). Dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, a trama trouxe a cidade de Woodsboro 25 anos depois dos primeiros acontecimentos originais, e acompanha um novo grupo de vítimas, ligadas aos assassinatos do passado.
Pânico 6 – 2023
Lançado em março deste ano, trouxe Courteney Cox, Melissa Barrera, Jenna Ortega, Mason Gooding e Hayden Panettiere em seus papéis do último filme. Escrito mais uma vez por James Vanderbilt e Guy Busick e dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, a trama acompanha alguns sobreviventes do penúltimo filme, que passam a ser perseguidos em New York. O passado volta a aterrorizar duas irmãs, e seus amigos também terão contas a prestar com o serial killer mascarado.