Paixão Sufocante: Netflix é processada por sugerir que homem matou sua esposa
A Netflix está sendo processada por Pipin Ferreras, homem cuja vida inspirou vagamente o filme francês Paixão Sufocante (2022). Ele alega que a produção sugere que ele deliberadamente matou sua esposa Audrey Mestre.
Os dois eram mergulhadores e Aubrey morreu em 2002 durante um mergulho livre, após uma falha técnica no dispositivo que deveria ajudá-la a ir para a superfície.
(ATENÇÃO: spoilers de Paixão Sufocante)
O filme acompanha o casal Pascal Gautier (Sofiane) e Roxane Aubrey (Camille Rowe). Pascal é retratado como um homem abusivo que tem inveja do sucesso de sua esposa. No final do longa, fica entendido que ele sabotou o equipamento da esposa durante um mergulho livre para que ela não pudesse voltar à superfície.
O longa termina com uma foto da pessoa real Aubrey Mestre falando de sua morte. Mesmo destacando que é apenas inspirado por eventos reais e tenha o tradicional aviso ao final dos créditos de que é uma obra de ficção e que semelhanças com pessoas ou eventos reais são coincidências, a mensagem está passada com a foto de Aubrey nos créditos.
“A lei é clara de que cineastas não podem fazer um filme que segue de perto eventos reais e difamam alguém e então esperarem escapar de acusações apenas porque o filme se apresenta como ficção”, afirmou o advogado de Ferreras, Alexander Rufus-Isaacs, em entrevista ao The Wrap.
“Pipin [Ferreras] perdeu sua esposa em trágicas circunstâncias e então teve que aguentar as acusações desprezíveis e sem provas de que ele a assassinou. Ele tem sido o alvo de abuso online. Este processo procurar conseguir justiça para ele”, completou o advogado.
A Netflix já semelhada em casos semelhantes de séries inspiradas em fatos, mas que supostamente difamam as pessoas reais com a desculpa de serem apenas ficção, como Inventando Anna e O Gambito da Rainha.
Paixão Sufocante
“Com um visual arrebatador, este drama conta a história de um amor profundo e destrutivo entre uma jovem talentosa e seu instrutor de mergulho livre”, afirma a sinopse oficial do longa francês na Netflix.
Dirigido e escrito por David M. Rosenthal (Próxima Parada: Apocalipse), o elenco conta com Camille Rowe (The deep house), Sofiane (Savages), César Domboy (Outlander), Eva Danino (O Melhor Amigo), entre outros.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.