Considerado como uma das premiações cinematográficas mais prestigiadas do mundo, o Oscar se tornou um evento acompanhado mundialmente por uma quantidade massiva de pessoas, possuindo um impacto midiático gigantesco a cada edição.
Com isso, muitas pessoas se perguntam se além da grande exposição e da consagração na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o prêmio garante alguma remuneração financeira aos ganhadores. Contudo, o valor pode ser surpreendente para o público.
Isso porque a quantia que atores e atrizes, diretores, roteiristas, maquiadores e todas as demais categorias concorrentes do Oscar ganham ao receber o prêmio é nula. Ou seja, não há uma premiação em dinheiro para os vencedores, restando “apenas” o prestígio associado ao prêmio.
Todavia, isso não significa que o Oscar não possua nenhuma representação monetária na vida dos ganhadores. Afinal, a conquista do prêmio garante melhores oportunidades no mercado, o que consequentemente oferece um aumento na arrecadação futura.
Desta forma, mesmo que indiretamente, o prestígio da conquista de um Oscar garante ao vencedor mais possibilidades de conseguir trabalhos cada vez mais rentáveis na indústria, principalmente para atores e atrizes, que tornam-se amplamente procurados pelos estúdios.
Oscar 2024: data, horário e indicações
Neste domingo (10), será realizada a 96ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, programada para ocorrer no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia, a partir das 16h no fuso horário local. No horário de Brasília, o evento será transmitido a partir das 19h através da internet ou no canal TNT.
A cerimônia contará com a apresentação do comediante Jimmy Kimmel, que participa pela quarta vez da premiação. As indicações foram anunciadas em 23 de janeiro de 2024, com Oppenheimer liderando com 13 delas. Confira a lista completa dos indicados abaixo:
MELHOR FILME
- American Fiction
- Anatomia de uma Queda
- Barbie
- Os Rejeitados
- Assassinos da Lua das Flores
- Maestro
- Oppenheimer
- Vidas Passadas
- Pobres Criaturas
- A Zona de Interesse
MELHOR DIREÇÃO
- Justine Triet, por Anatomia de uma Queda
- Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores
- Christopher Nolan, por Oppenheimer
- Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas
- Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse
MELHOR ATOR
- Bradley Cooper, por Maestro
- Colman Domingo, por Rustin
- Paul Giamatti, por Os Rejeitados
- Cillian Murphy, por Oppenheimer
- Jeffrey Wright, por American Fiction
MELHOR ATRIZ
- Annette Bening, por NYAD
- Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
- Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
- Carey Mulligan, por Maestro
- Emma Stone, por Pobres Criaturas
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Sterling K. Brown, por American Fiction
- Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores
- Robert Downey Jr., por Oppenheimer
- Ryan Gosling, por Barbie
- Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Emily Blunt, por Oppenheimer
- Danielle Brooks, por A Cor Púrpura
- America Ferrera, por Barbie
- Jodie Foster, por NYAD
- Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda
- David Hemingson, por Os Rejeitados
- Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro
- Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo
- Celine Song, por Vidas Passadas
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Cord Jefferson, por American Fiction
- Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie
- Christopher Nolan, por Oppenheimer
- Tony McNamara, por Pobres Criaturas
- Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse
MELHOR ANIMAÇÃO
- O Menino e a Garça
- Elementos
- Nimona
- Meu Amigo Robô
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- Io Capitano (Itália)
- Perfect Days (Japão)
- A Sociedade da Neve (Espanha)
- The Teacher’s Lounge (Alemanha)
- A Zona de Interesse (Reino Unido)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- Bobi Wine: The People’s President
- The Eternal Memory
- Four Daughters
- To Kill a Tiger
- 20 Days in Mariupol
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
- The ABCs of Book Banning
- The Barber of Little Rock
- Island in Between
- The Last Repair Shop
- Nai Nai & Wai Po
MELHOR CURTA-METRAGEM
- The After
- Invincible
- Knight of Fortune
- Red, White & Blue
- A Incrível História de Henry Sugar
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
- Letter to a Pig
- 95 Senses
- Our Uniform
- Pachyderme
- War is Over (inspired by the music of John & Yoko)
MELHOR TRILHA SONORA
- Laura Karpman, por American Fiction
- John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino
- Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores
- Ludwig Göransson, por Oppenheimer
- Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
- “The Fire Inside” (Flamin’ Hot)
- “I’m Just Ken” (Barbie)
- “It Never Went Away” (American Symphony)
- “Wahzhazhe (A Song for My People)” (Assassinos da Lua das Flores)
- “What Was I Made For?” (Barbie)
MELHOR SOM
- Resistência
- Maestro
- Missão: Impossível – Acerto de Contas
- Oppenheimer
- A Zona de Interesse
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- Sarah Greenwood, por Barbie
- Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores
- Arthur Max, por Napoleão
- Ruth De Jong, por Oppenheimer
- Shona Heath, por Pobres Criaturas
MELHOR FOTOGRAFIA
- Edward Lachman, por El Conde
- Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores
- Matthew Libatique, por Maestro
- Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer
- Robbie Ryan, por Pobres Criaturas
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
- Golda
- Maestro
- Oppenheimer
- Pobres Criaturas
- A Sociedade da Neve
MELHOR FIGURINO
- Jacqueline Durran, por Barbie
- Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores
- Janty Yates, por Napoleão
- Ellen Mirojnick, por Oppenheimer
- Holly Waddington, por Pobres Criaturas
MELHOR MONTAGEM
- Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda
- Kevin Tent, por Os Rejeitados
- Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores
- Jennifer Lame, por Oppenheimer
- Yorgos Mavropsaridis, por Pobres Criaturas
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- Resistência
- Godzilla Minus One
- Guardiões da Galáxia Vol. 3
- Missão: Impossível – Acerto de Contas
- Napoleão