A 95ª cerimônia do Oscar acontece nesse próximo domingo e muitos esperam por sua primeira vitória. O prêmio está recheado de novatos e promete diversas surpresas para a noite do dia 12. Com isso em mente, vamos relembrar os maiores indicados da história do Oscar.
Paul Newman, Bette Davis e Laurence Olivier – 10 indicações
Com uma carreira datando à década de 30, Laurence Olivier foi um dos primeiros grandes atores dos prêmios Oscar, conquistando dez indicações ao longo de 39 anos. Sua primeira indicação foi com O Morro dos Ventos Uivantes, de 1939, e a última foi com Os Meninos do Brasil, de 1978. Sua única vitória aconteceu em 1948 com Hamlet, dirigido e roteirizado por si.
Bette Davis também tem uma carreira cujo início ocorreu na década de 30. A atriz, no entanto, levou para casa dois prêmios Oscar e foi a primeira pessoa na história a conseguir dez indicações. Davis venceu o Oscar de Melhor Atriz em 1935 por Perigosa e em 1938 por Jezabel. A atriz, então, passou a ser sinônimo do prêmio, sendo indicada por cinco anos consecutivos. Suas últimas indicações foram com A Malvada e O Que Terá Acontecido com Baby Jane?.
Por último, Paul Newman possui uma carreira mais recente. O astro ficou conhecido por seus papéis como o jogador de sinuca em Desafio à Corrupção, Butch Cassidy, Juiz Roy Bean e pelos filmes Inferno na Torre e Golpe de Mestre. Depois de ser sete vezes indicado, Newman enfim ganhou o Oscar de Melhor Ator com A Cor do Dinheiro, de Martin Scorsese. O ator ainda seria indicado duas vezes durante as próximas duas décadas.
Jack Nicholson e Katharine Hepburn – 12 indicações
Para muitos a melhor atriz de todos os tempos, Katharine Hepburn tem um feito impressionante. Ao contrário da maioria dos grandes indicados, a atriz é conhecida por suas habilidades cômicas, tendo sido indicada por Núpcias de Escândalo, A Mulher do Dia, Uma Aventura na África e Adivinhe Quem Vem para Jantar, todos de comédia. Todas as suas doze indicações são para Melhor Atriz e Hepburn levou incríveis quatro prêmios. A atriz também é dona do recorde de maior longevidade entre a primeira e a última indicação: 48 anos.
Se Katharine Hepburn tem um caso forte para melhor atriz de todos os tempos, o mesmo pode ser dito de Jack Nicholson no gênero masculino. Ao todo, são doze indicações e três vitórias no Oscar – duas como Melhor Ator (Um Estranho no Ninho e Melhor É Impossível) e uma como Melhor Ator Coadjuvante (Laços de Ternura). Sua última indicação foi em 2003, com As Confissões de Schmidt.
Meryl Streep – 21 indicações
Não há dúvidas e não há competição. Meryl Streep possui estrondosas 21 indicações ao Oscar. São 17 indicações ao prêmio de Melhor Atriz e quatro para Melhor Atriz Coadjuvante. Ainda que o número seja impressionante, nada impede que Streep consiga mais indicações, uma vez que sua carreira segue na ativa e sua última nomeação foi em 2018 por The Post. A atriz venceu três estatuetas: Melhor Atriz Coadjuvante por Kramer vs. Kramer e Melhor Atriz por A Escolha de Sophia e A Dama de Ferro.