Oscar: mulheres já indicadas na categoria “Melhor Direção”
“Barbie” (2023) mal chegou aos cinemas e os fãs já começaram a especular se o filme pode render uma indicação ao Oscar para a diretora Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar). Seria a segunda vez de Gerwig concorrendo na categoria de Melhor Direção e apenas a nona vez de uma mulher indicada na categoria. Relembre as diretoras que concorreram e as três que levaram a estatueta (via CineBuzz).
Lina Wertmüller
O Oscar levou quase 50 anos para indicar sua primeira diretora ao prêmio. A escolhida foi a cineasta italiana Lina Wertmüller por “Pasqualino Sete Belezas” (1975), que acabou perdendo o prêmio para John G. Avildsen, que levou a estatueta pelo clássico “Rocky: Um Lutador” (1976). Ela levou um Oscar honorário em 2020.
Jane Campion
Jane Campion é a única mulher da história indicada duas vezes a categoria. Primeiro, ela concorreu ao prêmio por “O Piano” (1993), mas perdeu para Steven Spielberg, que levou o Oscar por “A Lista de Schindler” (1993) (compreensível). Em 2022, ela voltou a ser indicada por “Ataque dos Cães” (2021) e venceu o prêmio, sendo apenas a terceira diretora a vencer o Oscar na história.
Sofia Coppola
Coppola foi indicada ao prêmio por “Encontros e Desencontros” (2003) e acabou perdendo para Peter Jackson, que venceu a estatueta por “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). Porém, a diretora não saiu de mãos vazias e levou o Oscar de Melhor Roteiro Original pelo longa.
Kathryn Bigelow
Em 2010, Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher da história a vencer um Oscar de Melhor Direção por “Guerra ao Terror” (2009), desbancando nomes fortes como James Cameron (Avatar) e Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios).
Greta Gerwig
A diretora de “Barbie” já foi indicada ao Oscar de Melhor Direção em 2018 com sua estreia solo na direção: “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017). Ela perdeu a estatueta para Guillermo Del Toro, que venceu com “A Forma da Água” (2017).
Chloé Zhao
A diretora chinesa se tornou a primeira mulher não branca a ser indicada e a vencer a categoria de Melhor Direção. Ela venceu a estatueta por “Nomadland” (2020), que ainda levou o prêmio de Melhor Filme.
Emerald Fennell
Em 2021, pela primeira vez, duas mulheres concorriam na categoria de Melhor Direção. Chloé Zhao, que levou o prêmio, e Emerald Fennell, que foi indicada por “Bela Vingança” (2020), sua estreia na direção. Ela ficou com o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.