Infelizmente, não será em 2024 que a Marvel Studios levará uma estatueta do Oscar para casa, pois não terá nem chances de concorrer ao grande prêmio. Isso porque de acordo com a lista de indicados, os filmes “The Marvels” e “Homem Formiga e a Vespa: Quantumania”, ficaram de fora da disputa pela categoria Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2024.
Apesar de chocar os fãs, talvez não tenha sido uma grande surpresa para o estúdio, pois ambas produções foram receberam muitas críticas e não tiveram um bom rendimento de bilheteria. Além disso, já fazem alguns anos que a Marvel vem recebendo críticas sobre a qualidade de seus filmes, diferente de outras produções que chamaram atenção pela alta qualidade de CGI.
Chefão da Marvel critica a Academia do Oscar
Em 2021, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, causou polêmica ao falar que existe “preconceito de gênero” em relação à Academia com as produções do Universo Cinematográfico Marvel. Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Feige disse:
“Eu acho que estamos sempre em um déficit [de apresentações no Oscar] por causa do logotipo da Marvel e por causa de um certo preconceito de gênero que com certeza existe. Eu simplesmente amei o fato de que Pantera Negra foi escolhido e teve seu trabalho reconhecido pela grande conquista que ele foi.”
Em 2019, “Pantera Negra” foi um grande destaque na premiação, no qual saiu vitorioso nas categorias de “Melhor Figurino”, “Melhor Trilha Sonora Original” e “Melhor Direção de Arte”, além de ter sido indicado na categoria de “Melhor Filme”, uma das principais.