Oscar 2026 terá alteração que pode mudar todos os resultados
Justamente por ainda faltar bastante tempo até a próxima edição do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas instituiu uma importante mudança para os votantes da premiação que pode acabar causando um grande impacto na decisão dos membros.
Isso porque, a partir de agora, membros votantes serão obrigados a assistir a todos os concorrentes de uma categoria antes de votar nela. Ou seja, para que o veredicto final de uma categoria seja definido, será preciso que os integrantes da Academia de fato tenham assistido a todos os filmes.
Inclusive, haverá comprovação para cada filme assistido, embora a Academia ainda não tenha confirmado como este controle será feito. Contudo, é provável que o processo aconteça de forma online, uma vez que todos todos os indicados ao Oscar são disponibilizado em uma plataforma digital para os votantes.
Vale lembrar que diversas reportagens de portais como o The Hollywood Reporter e a Variety revelaram que muitos votantes não assistiram a todos os filmes que estavam disputando pelo prêmio na 97ª cerimônia do Oscar, em uma das mais intensas edições da premiação.
E este pode ter sido um dos principais motivos por trás da decisão da Academia, que implementou a medida pela primeira vez nos mais de 90 anos de existência da premiação. Com isso, espera-se que os resultados tornem-se mais justos.
Oscar 2026 terá regras para IA
Outra grande mudança anunciada pela Academia envolve a permissão do uso da inteligência artificial (IA) generativa nos filmes concorrentes. De acordo com o órgão, a utilização destas ferramentas “nem prejudica, nem ajuda as chances de conquistar uma nomeação”.
Entretanto, os votantes analisarão o quanto os elementos humanos estão “no coração de autoria criativa” ao escolher um ganhador (via Tecmundo). Desta forma, produções criadas totalmente por IAs devem acabar sendo desclassificadas da disputa pelo Oscar.
O Oscar 2026 está programado para acontecer no dia 15 de março, em Los Angeles, novamente no Teatro Dolby. Contudo, os indicados devem ser oficialmente divulgados a partir do dia 22 de janeiro, enquanto as votações serão realizadas do dia 26 de fevereiro a 5 de março.