Conforme a 96ª cerimônia do Oscar se aproxima, o público aguarda ansiosamente para descobrir se seus filmes e equipes favoritos conseguirão levar a estatueta para casa. Entretanto, para os fãs de super-heróis, as premiações não costumam ser emocionantes, considerando que a Academia raramente indica filmes do gênero.
Com exceção de Pantera Negra, normalmente filmes baseados em quadrinhos acabam sendo indicados em categorias como “Melhores Efeitos” ou “Melhor Maquiagem”. Mas este ano, o Oscar está prestes a premiar diversos rostos conhecidos por fãs da Marvel e DC.
Embora Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e Guardiões da Galáxia Vol.3 estejam entre as pouquíssimas indicações do gênero este ano, muitos atores e atrizes que já brilharam no universo de super-heróis estão disputando entre as categorias de atuação disponíveis. Confira:
Robert Downey Jr. e Cillian Murphy, Oppenheimer
Além de serem rivais na obra de Christopher Nolan, a dupla Murphy e Downey Jr. já esteve dividida entre a DC e Marvel, com o intérprete de J. Robert Oppenheimer no papel do vilão Espantalho em Batman Begins e o rosto por trás de Lewis Strauss como o eterno Homem de Ferro da Marvel.
Bradley Cooper, Maestro
Disputando o prêmio de Melhor Ator, Cooper também é o responsável por dar voz ao guaxinim desbocado Rocket Raccoon na franquia Guardiões da Galáxia. Inclusive, esta é a 5ª indicação do ator à categoria e sua 12ª na premiação em geral.
Emma Stone e Mark Ruffalo, Pobres Criaturas
Além de estarem unidos no filme de Yorgos Lanthimos, o casal de Pobres Criaturas já fez parte dos diferentes universos da Marvel, com Stone tendo interpretado Gwen Stacy na franquia Homem-Aranha de Andrew Garfield e Ruffalo sendo o gigante verde do UCM, Hulk.
Paul Giamatti, Os Rejeitados
Por falar no Homem-Aranha de Andrew Garfield, Giamatti, que recebeu sua segunda indicação ao Oscar interpretando um excêntrico professor de história no filme de Alexander Payne, também já interpretou o vilão Rhino, que aparece no final de O Espetacular Homem-Aranha 2, até vestindo a armadura.
Annette Bening, Nyad
Diana Nyad não foi a única heroína que Bening interpretou nos cinemas, tendo feito o papel da Inteligência Suprema em Capitã Marvel. A personagem é como a personificação dos pensamentos do povo Kree, movida por uma inteligência artificial.
Jeffrey Wright e Sterling K Brown, Ficção Americana
Ambos indicados pelo filme de Cord Jefferson, Wright já chegou a interpretar papéis na Marvel e na DC, respectivamente como o Observador em What If…? e o comissário Gordon de The Batman. Já Brown apareceu em um breve, mas trágico papel de N’Jobu, o pai de Killmonger em Pantera Negra.