No momento que a Academia anunciou os indicados ao Oscar 2023, ainda em janeiro, três filmes ganharam bastante destaque: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, com 11 indicações, e Nada de Novo no Front, e Os Banshees de Inisherin, com nove indicações cada.
Dois meses depois, neste domingo, 12, a cerimônia de entrega dos prêmios enfim foi realizada e muito do que se esperava aconteceu. Tudo em Todo Lugar confirmou seu favoritismo e levou para casa sete estatuetas, incluindo Melhor Filme.
Já Nada de Novo no Front não ficou muito para trás, levando Melhor Filme Internacional e outros três prêmios. Porém, o “segundo favorito“, Os Banshees de Inisherin surpreendeu ao deixar a premiação de mãos vazias.
O longa de Martin McDonagh era forte candidato nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor, mas acabou perdendo nas três.
Oscar 2023: Elvis passa em branco
Outro filme que passou em branco foi Elvis. Indicado a oito categorias, o filme era favorito nas premiações de som, maquiagem e, claro, Melhor Ator. Austin Butler havia levado o Globo de Ouro e o BAFTA na categoria, sendo, assim, o favorito ao lado de Brendan Fraser.
O prêmio, no entanto, ficou para o astro de A Baleia, filme dirigido por Darren Aronofsky. Em Melhor Figurino, o filme perdeu para Pantera Negra: Wakanda Para Sempre; em Melhor Maquiagem, para A Baleia; em Melhor Som, para Top Gun: Maverick; e em Melhor Design de Produção, para Nada de Novo no Front.