Não importa se for uma celebridade polêmica, um hit da internet ou figura religiosa, sempre há espaço no enredo da série South Park para alfinetar diversas personalidades conhecidas. Ainda mais considerando os textos ácidos da série, que não poupam críticas à realidade.
E por mais que, ao longo dos anos, seus criadores tenham conseguido escapar de ações judiciais, isso não quer dizer que elas não existam. Mas diferente do que se imagina, os processos do programa não surgiram de famosos. Inclusive, muitos deles já manifestaram apoio à sua aparição no programa.
No total, South Park chegou a receber apenas 3 processos conhecidos, mas nenhum deles obteve sucesso. O primeiro foi de violação de direitos autorais, surgido após a exibição da trilogia de os episódios da “Terra da Imaginação”, após a aparição do personagem Rei Pirulito.
Exavier Wardlaw tentou processar a série alegando que o personagem era plágio de uma criação sua, mas sem sucesso. Já a segunda ação foi movida pelo cantor Samwell após uma paródia de sua música “What What (In the butt)” ser exibida. Mas assim como no caso anterior, o cantor também perdeu o processo.
O terceiro processo, na realidade, foi confirmado como um boato. Isso porque segundo o site NewsExaminer, a YELP processaria South Park em US$ 10 milhões após críticas em um episódio, o que acabou sendo desmentido por um porta-voz da YELP. Ainda assim, o rumor rendeu uma ótima piada.
O processo da Warner Bros. Discovery contra a Paramount por South Park
Apesar de não envolver diretamente algum acontecimento do programa, South Park se tornou o motivo por trás de um processo da Warner Bros. Discovery contra a Paramount Global pelos direitos exclusivos de transmissão da série animada em fevereiro do ano passado.
Segundo a empresa responsável pela Max, a Paramount estaria desviando o conteúdo da produção para seu próprio serviço de streaming, o Paramount +, supostamente quebrando um acordo entre as empresas que foi firmado em 2019 quanto à distribuição exclusiva da série.
Em agosto de 2021, a Paramount teria assinado outro acordo direto com os criadores de South Park para a produção de uma série de especiais exclusivos para o estúdio, o que levou à Warner a acusá-los de “conspiração”. O programa está disponível para streaming no catálogo da Paramount+.