Os únicos 8 filmes brasileiros que concorreram ao Oscar

Ao longo de quase 100 anos de história do Oscar, não foram muitos filmes brasileiros que conseguiram entrar na premiação. Até hoje, não tivemos um representante 100% BR vencendo a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Ps: “Orfeu Negro” (1960) levou o troféu, mas ele é uma coprodução do Brasil com a França e o segundo foi o país nomeado pelo prêmio.

Confira os oito filmes brasileiros que foram indicados ao Oscar:

1. “O Pagador de Promessas” (1962)

Considerado um dos grandes clássicos do cinema nacional, o filme foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro. O vencedor da edição foi o francês “Sempre aos Domingos”.

2. “O Quatrilho” (1995)

O filme concorreu a Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o holandês “A excêntrica família de Antônia”.

3. “O Que é Isso, Companheiro?” (1997)

Baseado na história real do sequestro de um diplomata estadunidense durante a ditadura militar, o longa foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o holandês “Karakter”.

Até então, este foi o último filme brasileiro a receber uma indicação a categoria.

4. “Central do Brasil” (1998)

Ps: o filme é uma coprodução do Brasil com a França, então, diferente dos outros filmes da lista, esta não é uma produção 100% BR, mas estamos considerando porque o Brasil foi o país nomeado na premiação.

O longa foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz, até hoje a única pessoa brasileira a ser indicada nas categorias de atuação do prêmio. “Central do Brasil” perdeu para o italiano “A Vida é Bela” e Fernanda perdeu (inexplicavelmente) para Gwyneth Paltrow, que venceu por “Shakespeare Apaixonado”.

5. “Uma História de Futebol” (2001)

O filme foi indicado ao prêmio de Melhor Curta-metragem em Live-action. O vencedor da categoria aquele ano foi o mexicano “Quiero Ser”.

6. “Cidade de Deus” (2002)

Curiosamente, o filme não foi indicado ao prêmio de Melhor Estrangeiro, mas recebeu quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Os quatro prêmios foram para “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que venceu 11 Oscars naquela noite, tornando-se um dos maiores vencedores da história.

7. “O Menino e o Mundo” (2013)

Dirigido por Alê Abreu, o longa conseguiu uma indicação na categoria de Melhor Filme de Animação, mas perdeu para o óbvio vencedor “Divertida Mente”.

8. “Democracia em Vertigem” (2019)

O filme da Netflix foi indicado a Melhor Documentário. O vencedor da noite foi “American Factory”, sobre a recepção da tecnologia chinesa nos EUA.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.