Em 1976, foi lançado nos cinemas mexicanos o filme “Supervivientes de los Andes” ou “Os Sobreviventes dos Andes”, uma obra que levou para as telonas um drama biográfico. Dirigido por René Cardona, o longa-metragem teve como base o livro Survive!, de Clay Blair Jr.
Na história, acompanhamos o drama de um time de rugby uruguaio chamado Old Christian’s Club, que estava viajando de avião para Santiago (Chile) a fim de disputar um torneio amistoso. Infelizmente, a viagem é interrompida quando a aeronave caiu na cordilheira dos Andes, deixando apenas cerca de 25 sobreviventes.
O filme não está disponível na Netflix e infelizmente em nenhum outro serviço de streaming brasileiro.
Netflix lança filme sobre o acidente
Nesta quinta-feira (4), estreou na Netflix o filme “A Sociedade da Neve”, que contou mais uma vez a história real sobre um grupo de amigos que precisaram lutar para sobreviver, depois que o avião em que estavam caiu em uma parte de difícil acesso, nos Andes, em 1972. Desta vez a produção foi dirigida por J.A. Bayona, que teve como inspiração, o livro de mesmo nome de Pablo Vierci, publicado em 2008.
Vierci era infância dos jovens que estavam no voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que voava de Montevidéu, no Uruguai, com destino a Santiago, no Chile. Assim como na produção mexicana de 1976, o filme também conta a história do time de rugby amador uruguaio Old Christians, do colégio Stella Maris, que embarcou em uma viagem rumo ao Chile.
Ao todo, haviam 45 pessoas a bordo, e uma parte morreu durante a queda. Mas, 29 que restaram se uniram na luta por sobrevivência no frio extremo.