Os melhores filmes que misturam terror e ficção científica

No cinema, não é nada raro dois gêneros se encontrarem. Comédia e romance se unem nas comédias-românticas, comédia e ação formam grandes sucessos e até mesmo a união de comédia com terror gera o terrir. Portanto, misturar terror e ficção científica é apenas mais um destes exemplos que dá super certo.

Ao longo da história do cinema, essa união contou com grandes expoentes de ambos gêneros. Alguns dos principais filmes de terror também são de ficção científica e vice-versa. Para comprovar, vamos dar cinco exemplos dessa mistura que são uma ótima pedida para sua Sexta-Feira 13, honrando o mês do terror e o Halloween.

Terror e ficção científica: melhores filmes que misturam os gêneros

Enigma de Outro Mundo

Lançado em 1982, Enigma de Outro Mundo é um dos muitos clássicos de John Carpenter, também responsável por Halloween, Christine, o Carro Assassino, Fuga de Nova York e Eles Vivem. Na trama, vemos um grupo de pesquisadores na Antártida que, subitamente, vê um cachorro sendo atacado por um soldado e por um helicóptero. Sem entender o que está acontecendo, o grupo acolhe o cão, mas passam a ser atacados pela criatura que é muito mais do que um cão, fazendo suas vítimas uma a uma.

Alien

Três anos antes de Carpenter, Ridley Scott dirigiu Alien, filme que revolucionou a presença de alienígenas no cinema. O longa mostra a jornada da equipe do Nosromo, uma nave comercial que se depara com um objeto estranho em um planetoide desconhecido. Assim, eles acabam tendo que lidar com uma criatura extraterrestre que fica solta em sua nave.

Não! Não Olhe!

Pulando para os dias atuais, Não! Não Olhe! é um dos filmes mais aclamados de 2022. Dirigido por Jordan Peele, de Corra! e Nós, o longa conta a história do dono de um rancho que experiencia atividades estranhas e percebe que uma das nuvens do céu não se mexe, fazendo crer que há alienígenas em seu terreno.

Resident Evil – Hóspede Maldito

Enquanto The Last of Us adaptou o jogo de mesmo nome às telas, Resident Evil – Hóspede Maldito fez algo similar em 2002, embora com muito mais liberdade criativa. Paul W. S. Anderson iniciou uma franquia centralizada em Alice, personagem inédita, em meio à luta contra um vírus mortal que transforma a população em zumbis.

A Mosca

Talvez o maior expoente da mescla de terror e ficção científica seja David Cronenberg. O diretor é responsável por clássicos como Crash, Videodrome, ExitenZ e o recente Crimes do Futuro, mas talvez sua trama mais icônica e aterrorizante seja A Mosca. O longa de 1986 mostra a jornada de um homem na construção de uma máquina de teletransporte. Embora ela consiga criar o aparelho, seu uso acontece quando uma mosca entra no outro recipiente, fazendo com que seus DNAs se cruzem.

1 comentário
  1. Avatar de Renato
    Renato Diz

    Faltou a bolha assassina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.