Os 5 melhores filmes com Al Pacino e onde assistir
Não há dúvidas que Al Pacino é um dos maiores atores da história do cinema norte-americano. Ao lado de nomes como Robert De Niro, Dustin Hoffman, Jack Nicholson, James Caan, Warren Beatty e muitos outros, o astro foi fundamental para a consolidação da Nova Hollywood, importante movimento que pavimentou as produções vistas até hoje.
Com uma carreira de peso, Al Pacino conta com papéis bastante icônicos, e possivelmente é o rosto mais lembrado quando falamos de mafiosos. Tony Montana, Benjamin Ruggiero, Jimmy Hoffa e Michael Corleone são alguns dos personagens fictícios e verdadeiros que o astro interpretou nos cinemas.
5 melhores filmes com Al Pacino
Um Dia de Cão
Lançado em 1975, essa obra de Sidney Lumet foi fundamental na consagração de Al Pacino. O ator já havia participado de O Poderoso Chefão, Serpico e O Poderoso Chefão Parte II em anos consecutivos, e, com Um Dia de Cão, ganhou sua quarta indicação consecutiva ao Oscar, sendo uma como Melhor Ator Coadjuvante e três como Melhor Ator.
O Poderoso Chefão
Como dito, o primeiro papel de grande relevância da carreira de Al Pacino foi O Poderoso Chefão, de 1972. O ator conseguiu sua primeira indicação ao Oscar ao dar vida a Michael Corleone, e depois, em 1974, ao repetir o papel na sequência, assumiu o protagonismo e foi indicado a Melhor Ator. Aqui iniciava-se a associação do astro com mafiosos.
Perfume de Mulher
Depois de oito indicações, a vitória no Oscar finalmente veio com Perfume de Mulher. O filme de 1993 mostra Pacino no papel de coronel aposentado do Exército, agora cego e alcoólatra. Sem amor à vida, o homem contrata os serviços de um jovem como seu assistente e, aos poucos, volta a entender o lado bom de viver.
Fogo Contra Fogo
Pouco depois de Perfume de Mulher, Pacino se uniu a Robert De Niro em Fogo Contra Fogo, e se sua carreira até então era pautada por bandidos e mafiosos, agora o ator interpretou o capitão da polícia. Ao longo de três horas, acompanhamos neste épico de Michael Mann a brincadeira de gato e rato protagonizada pelo policial de Pacino e o bandido de De Niro.
Scarface
Por último, o que talvez seja seu papel mais icônico, no sentido mais literal da palavra. Scarface traz Al Panico na pele de Tony Montana, um traficante e magnata oriundo de Cuba que constrói seu império na base da violência em meio a uma agitada Miami.