Nesta segunda-feira (24/03), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o drama “Os 33”, um filme baseado em uma eventos reais sobre o desastre da mineração de Copiapó em 2010, quando 33 mineradores ficaram presos dentro da Mina San José, no Chile, por 69 dias.
Na trama, acompanhamos a história acontecendo depois do desmoronamento que faz com que a única entrada e saída de uma mina seja lacrada, deixando 33 mineradores a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Para sobreviverem, encontram um refúgio e passam a ser liderados por Mario Sepúlveda (Antonio Banderas), que precisa controlá-los para que todos tenham comida disponível. Enquanto isso, o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) tenta bolar um plano para que todos sejam resgatados com vida, mas precisa correr contra o tempo para enfrentar todas as dificuldades que surgem.
O filme não está disponível na Netflix e infelizmente em nenhum outro streaming no Brasil.
Mais informações de Os 33
Lançado em 2015, o filme contou com a direção de Patricia Riggen, a partir do roteiro de Mikko Alanne, Craig Borten, Michael Thomas e José Rivera. Estrelado por Antonio Banderas e Rodrigo Santoro, o filme também contou no elenco com Juliette Binoche, James Brolin, Lou Diamond Phillips, Mario Casas, Gabriel Byrne, entre outros.
Quando estreou nos cinemas, faturou cerca de US$ 28 milhões nas bilheterias e teve uma recepção mista com a crítica. No Rotten Tomatoes, seu índice de aprovação é de 48%, com base em 155 avaliações. No consenso geral do site, foi dito que: “Os 33 oferece um relato apropriadamente inspirador do heroísmo da vida real, mas sua história emocionante e performances sólidas são prejudicadas por um foco falho e uma dependência excessiva da fórmula.”