O filme “Os 33” é a atração da Sessão da Tarde desta segunda-feira (24/03), que traz no seu enredo uma história emocionante baseada em um desastre real, tendo como principais estrelas Antonio Banderas ao lado do ator brasileiro Rodrigo Santoro.
A história é ambientada na cidade de Copiapó, no Chile, quando ocorre um desmoronamento que bloqueia a única saída de uma mina, fazendo com que 33 mineradores fiquem presos a mais de 700 metros abaixo do nível do mar. Para sobreviverem, são liderados por Mario Sepúlveda (Antonio Banderas), que fica responsável por racionar os mantimentos e mantê-los com esperança. Do lado de fora, está o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), que tenta encontrar uma maneira segura de tirar os trabalhadores com vida, em uma corrida contra o tempo.
Saiba mais detalhes sobre a história real por trás de “Os 33”
O desmatamento ocorreu no dia 5 de agosto de 2010, em uma mina de San José, no deserto do Atacama, Chile. O acidente chamou a atenção da mídia mundial, que acompanhou o drama das autoridades em encontrar uma maneira de tirar os mineradores de dentro da mina. Através das coberturas jornalísticas, foi possível acompanhar a saga de sobrevivência, solidariedade e determinação durante os 70 dias de batalha para salvar os trabalhadores.
Essa missão não foi nada fácil, pois os mineiros ficaram incomunicáveis por 17 dias, até conseguirem emitir contato para que fosse possível criar um plano de resgate efetivo. Além disso, havia uma intensa preocupação com o estado de saúde dos sobreviventes, pois a falta de ventilação e a ausência de luz solar aumentavam os riscos de infecções e doenças respiratórias.
Após desenvolveram um plano que poderia dar certo, o resgate foi transmitido ao vivo e durou 21 horas e 44 minutos entre os dias 12 e 13 de outubro, para que todos saíssem. Considerados heróis, o governo chileno concedeu homenagens e fechou a mina, mas isso não impediu que as famílias buscassem meios de indenizações diante dos danos causados.