Seja ação, horror ou suspense, violência é um elemento que permeia o cinema. Dessa forma, definir quais são os filmes mais violentos da história é uma tarefa que, antes de mais nada, precisa ser contextualizada. O cinema, como regra, percorreu um longo caminho até que certas cenas pudessem ser filmadas e é a partir da década de 1960 que certos diretores passaram a utilizar-se de violência gráfica.
Abaixo, confira nossa lista com os 15 filmes mais violentos da história do cinema, com os quatro primeiros em destaque. A lista não está em ordem e conta com diferentes elementos para definir sua violência: número de mortes, violência gráfica, tortura, violência psicológica e impacto cinematográfico. É válido ressaltar que, hoje, obras como RoboCop e Duro de Matar podem não chocar, mas geraram grande impacto ao mostrarem um alto número de mortes e violências em uma super produção.
Filmes mais violentos da história
- Kill Bill
- RoboCop
- Duro de Matar
- Senhores do Crime
- Holocausto Canibal
- Centopeia Humana 2
- Ichi the Killer
- Anticristo
- Adrenalina
- Hostel
- Jogos Mortais III
Oldboy
Unindo pontos gráficos e tortura psicológica, Oldboy é considerado um marco do cinema e uma porta de entrada para o cinema asiático contemporâneo. A obra de Park Chan-wook chegou a ganhar uma remasterização de 20 anos em alguns cinemas em 2023. Na trama, acompanhamos a vingança de Oh Dae-su, um homem que ficou 15 anos preso em um quarto sem motivo algum.
Alta Tensão
Enquanto o gore e splatter representam elementos gráficos do cinema, um grupo de diretores franceses decidiu levar o terror um passo adiante. Assim, surgiu o New French Extremity, movimento que une elementos gráficos e psicológicos em alguns dos filmes mais pesados e violentos da história. Em 2003, Alexandre Aja lançou Alta Tensão, longa que mostra duas mulheres fugindo de um assassino maníaco.
Irreversível
Desnecessário para alguns, obra-prima para outros, Irreversível é um longa francês retratado em ordem contrária, com 13 segmentos em plano-sequência. A trama é um relato de vingança após um caso de abuso sexual durante uma noite em Paris e conta com Monica Belucci, Vincent Cassel e Albert Dupontel.
Mártires
Se Alta Tensão levou o cinema francês ao limite da violência gráfica, Mártires decide ir ainda além adicionando uma camada densa de horror psicológico. O filme de Pascal Laugier estreou em 2008 e desde então é considerado um dos contos mais horríveis e sádicos de vingança.