Com o início do segundo semestre, os grandes lançamentos destinados ao Oscar começam a chegar às telonas, na prévia da chamada “temporada de premiações”. No entanto, um filme já se adiantou a esse período: Oppenheimer.
Embora esteja mais para blockbuster do que para Oscar bait, o longa de Christopher Nolan certamente receberá algumas indicações à premiação, e muitos esperam que Cillian Murphy seja um forte candidato à categoria de Melhor Ator.
Por conta de seu vasto elenco e sua demonstração de proficiência técnica por trás das câmeras, Oppenheimer é possivelmente o filme mais ambicioso de Nolan em termos de sua busca por um Oscar. Especula-se que o diretor possa receber sua segunda indicação à categoria de Melhor Diretor depois de Dunkirk.
As indicações serão reveladas apenas em 2024, após o lançamento de outros grandes títulos que devem concorrer aos prêmios. Barbie, também nos cinemas, é considerado candidato em algumas categorias, principalmente devido às performances de Margot Robbie e Ryan Gosling.
Oppenheimer: saiba mais sobre o filme
Em Oppenheimer, vemos a construção do Laboratório Los Alamos, também conhecido como Projeto Y, cuja intenção era reunir físicos e industrialistas americanos no mesmo local. Situado em uma área remota e secreta do Novo México, o projeto tinha Oppenheimer como seu diretor e o intuito de construir uma arma letal o suficiente para encerrar de vez a Segunda Guerra Mundial.
Além de Murphy, o elenco conta com Matt Damon no papel de Leslie Groves, um oficial do Exército Americano, e Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e membro do Partido Comunista.
Florence Pugh interpreta Jean Tatlock, uma física, repórter e membro do Partido Comunista, enquanto que Robert Downey Jr. dá vida ao oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.