O grande destaque do Oscar 2024, o filme Oppenheimer é baseado na história do físico teórico J. Robert Oppenheimer, popularmente conhecido como “o pai da bomba atômica”. Isso porque o cientista esteve à frente do Projeto Manhattan, um investimento para a produção de armamento nuclear.
Apesar de ser fiel à história do físico, baseando-se principalmente na biografia American Prometheus, escrita por Kai Bird e Martin Sherwin, existem alguns detalhes em Oppenheimer que podem confundir o espectador, principalmente o desfecho do cientista. Por isso, o final do filme será explicado abaixo.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Após o sucesso do teste Trinity, os Estados Unidos decidem lançar as bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, deixando mais de 140 mil mortos e milhares de feridos, além das incontáveis vítimas dos efeitos da radiação.
Com isso, Oppenheimer se volta contra a sua criação e decide presidir um comitê da Comissão para a Energia Atômica, que visava fiscalizar as atividades nucleares dentro e fora do país. E ao se mostrar crítico ao uso das armas nucleares, o cientista começa a ser visto de forma negativa pelo governo.
Oppenheimer acaba sendo perdendo a credencial de segurança e qualquer conexão com o governo dos EUA, sendo imputado até mesmo de ligações com ideais comunistas. No fim, parte destas acusações também fizeram parte de uma vingança pessoal de Lewiss Strauss, o que inclusive manchou sua carreira.
Por fim, anos mais tarde, Oppenheimer vai de encontro a seu amigo, Albert Einstein, onde o cientista alemão desabafa que eles são figuras que se tornarão obsoletas à ciência. Já o norte-americano destaca que, infelizmente, seu trabalho pode levar o mundo à ruína.
Mais sobre Oppenheimer: trama, elenco e onde assistir
Em meio à Segunda Guerra Mundial, o físico teórico J. Robert Oppenheimer foi escolhido para chefiar o Projeto Manhattan no laboratório de Los Alamos, que tinha a missão de construir uma arma que não só traria um fim ao conflito, como mudaria os rumos da humanidade para sempre.
O elenco do filme conta com nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh, Gary Oldman, Rami Malek, Jack Quaid, entre outros. Oppenheimer está disponível para streaming via Prime Video e Telecine. Assista ao trailer: