Oppenheimer finalmente é autorizado a ser lançado no Japão; saiba como foi
Mais de oito meses depois de chegar aos cinemas mundiais, “Oppenheimer” (2023) finalmente estreou no Japão no último fim de semana, arrecadando US$ 2,5 milhões, a maior estreia de um filme de Hollywood no país este ano.
Não é incomum que filmes estadunidenses demorem um pouco a estrear no país asiático, mas o caso de “Oppenheimer” foi um pouco mais polêmico. O filme gerou uma enorme controvérsia no país por retratar a vida de J. Robert Oppenheimer, o cientista que comandou o projeto responsável pela criação da bomba atômica.
Refrescando a sua memória das aulas de história, a arma de destruição em massa foi usada pelos Estados Unidos contra o Japão em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Uma bomba foi lançada na cidade de Hiroshima e uma na de Nagasaki. As bombas provocaram a morte imediata de cerca de 120 mil civis japoneses, além de pessoas que morreram depois devido aos efeitos da radiação.
A distribuidora japonesa Bitters End acabou comprando os direitos de exibição do filme no país “depois de meses de diálogo cuidadoso sobre a temática”. Antes da exibição do longa, aparece um aviso de gatilho explicando que a produção contém imagens de testes nucleares.
“Oppenheimer” foi o grande vencedor do Oscar 2024
O filme já tinha sido o mais indicado da premiação, concorrendo a 13 categorias, e também foi o mais premiado da noite, levando sete troféus para casa:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Ator – Cillian Murphy
- Melhor Ator Coadjuvante – Robert Downey Jr.
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Cinematografia
- Melhor Edição
Dirigido por Christopher Nolan (“Interestelar”), o filme conta a história do “pai da bomba atômica”, J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), e do Projeto Manhattan, responsável pela criação da arma. Outros nomes do elenco estrelado são Emily Blunt (“O Diabo Veste Prada”), Matt Damon (“A Identidade Bourne”), Florence Pugh (“Midsommar: O Mal Não Espera a Noite”) e Jason Clarke (“A Hora Mais Escura”).
Fonte: Variety, NPR e Brasil Escola.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.