Um dos grandes lançamentos de 2023 enfim está entre nós. Oppenheimer estreou na última quinta-feira, dia 20, e superou a expectativa de bilheteria com cerca de US$174 milhões arrecadados ao redor do mundo em seu primeiro final de semana.
O longa de Christopher Nolan é centrado na história de J. Robert Oppenheimer, um físico teórico norte-americano que, ao levar os estudos de mecânica quântica para os Estados Unidos, liderou o projeto de construção da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
A história é, de fato, verdadeira e Oppenheimer é celebrado até hoje como um dos homens mais importantes da modernidade, sendo recompensado com a Medalha ao Mérito e o prêmio Enrico Fermi. Para realizar o filme, Nolan utilizou como base o livro Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano, biografia escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
A cinebiografia apresenta desde a formação do jovem cientista com grandes nomes da física na Europa até sua relação com o governo norte-americano. Diversas figuras históricas, como Albert Einstein, Ernest Lawrence, Werner Heisenberg e Niels Bohr, aparecem em Oppenheimer.
Oppenheimer: confira premissa do filme
Em Oppenheimer, vemos a construção do Laboratório Los Alamos, também conhecido como Projeto Y, cuja intenção era reunir físicos e industrialistas americanos no mesmo local. Situado em uma área remota e secreta do Novo México, o projeto tinha Oppenheimer como seu diretor e o intuito de construir uma arma letal o suficiente para encerrar de vez a Segunda Guerra Mundial.
Além de Murphy, o elenco conta com Matt Damon no papel de Leslie Groves, um oficial do Exército Americano, e Emily Blunt como Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e membro do Partido Comunista.
Florence Pugh interpreta Jean Tatlock, uma física e repórter, membro do Partido Comunista, enquanto Robert Downey Jr. dá vida ao oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.