Em 2018, a atriz vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, protagonizou o filme “Operação Red Sparrow”, uma produção de suspense e espionagem, que teve uma boa recepção com o público. Na época, a produção faturou cerca de US$ 151,6 milhões de bilheteria, contra o orçamento de US$ 69 milhões, apesar de ter recebido críticas mistas.
Na história, acompanhamos Dominika Egorova (Lawrence), uma bailarina talentosa que é convencida de deixar os palcos para se tornar uma oficial da inteligência russa. Depois de passar por um árduo processo de treinamento, ela se torna uma das melhores espiãs e é enviada para fazer contato com um oficial da CIA, Nathaniel Nash (Joel Edgerton), com a missão de identificar um suspeito.
Operação Red Sparrow terá parte dois?
O filme contou com a direção de Francis Lawrence e teve como auxílio para o desenvolvimento da produção, Jason Matthews, autor do livro que inspirou a produção cinematográfica. Inclusive, Matthews é membro da CIA e colaborou para o roteiro para trazer autenticidade para a história, que é baseada na espionagem soviética.
Após o lançamento do filme, o diretor Francis Lawrence revelou em algumas entrevistas que, inicialmente, tinha planos de produzir mais filmes do universo de Red Sparrow. Em uma conversa com The Wrap, ele detalhou os planos:
“Já tínhamos outra ideia preparada. Porque há outros livros que Jason Matthews escreveu e adoramos fazê-los, então tínhamos outra ideia em mente, esperando. E então foi um daqueles momentos. Ninguém viu isso no teatro. Todo mundo que conheço que viu, viu em um avião, o que não tem nenhuma utilidade para mim. Então você pensa, ok, bem, nada de “Red Sparrow 2”.
Em outra entrevista, Lawrence disse que o fator fundamental para que houvesse mais produções seria através da resposta com o público: “Temos que esperar e cruzar os dedos para que as pessoas assistam e então veremos se podemos contar mais histórias”.
A produção teve um bom faturamento, mas não teve o alcance esperado para uma superprodução, principalmente com Jennifer Lawrence à frente da produção como atriz principal. Diante disso, até o momento não houve manifestação sobre o interesse de continuarem com novas histórias nos cinemas.