Um verdadeiro clássico do terror, O Exorcista de 1973 é uma obra prima do cinema e uma inspiração para diversos filmes do gênero. Dirigido por William Friedkin, o filme acompanha a atriz Chris MacNeil, que vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador.
Ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
O filme é um sucesso até os dias de hoje, sendo lembrado mundialmente como uma referência do terror. E graças ao advento do streaming, pode ser assistido facilmente hoje em dia em alta definição através da HBO Max e Amazon Prime Video.
A franquia original rendeu quatro filmes, além de uma prequel “alternativa”, intitulada Domínio. Em 2016, a FOX lançou uma série que se passava no mesmo universo que o filme original, que durou por 2 temporadas. A série também está disponível no catálogo do Prime Video.
A maldição de Pazuzu: a má fama de O Exorcista
Com a fama de um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, O Exorcista carrega consigo diversos mistérios e maldições que vão além das cenas do filme. Uma das principais é a lista de mortes de pessoas relacionadas à produção que é ligada ao filme.
Jack MacGowran, que fez o papel de Burke Dennings é um dos primeiros a morrer no filme. Porém, uma semana após gravar sua cena, o ator morreu de pneumonia na vida real. Além dele, um segurança, um funcionário de efeitos especiais e o avô de Linda Blair (que deu vida à protagonista) também morreram.
Outro ocorrido foi no set de filmagens do interior da casa dos MacNeil, que pegou fogo durante as filmagens causando atrasos em toda a produção do longa. Apenas o quarto de Regan MacNeil, onde se passavam a maior parte das cenas em que a jovem estava possuída, não foi atingido pelas chamas.
Mesmo cercado de mistérios e tragédias, O Exorcista é um dos maiores filmes de terror de todos os tempos e mesmo tendo sido lançado há 50 anos atrás, continua sendo chocante e atemporal.
Assista ao trailer: