No dia 20 de outubro, o mais novo filme da DCU estreou nos cinemas. Adão Negro, baseado nos quadrinhos da DC Comics sobre o super vilão (ou anti-herói) de mesmo nome. Originalmente, o filme havia sido anunciado em 2019 com data para estreia prevista para 2021. Mas, como muitas produções no cinema ou na TV, acabou adiado por conta da Covid-19.
No elenco principal, o filme conta com, além de The Rock no papel título, o ator Aldis Hodge (O Homem Invisível) como o Gavião Negro, Sarah Shahi (Sex/Life) como Isis, Pierce Brosnan (007) como o Doutor Destino, Noah Centineo (Para Todos os Garotos) como o Esmaga-Átomo e Quintessa Swindell (Euphoria) como Ciclone.
O filme foi dirigido por Jaume Collet-Serra, diretor de filmes como A Órfã e Águas Rasas, com roteiro de Adam Sztykiel. A trama narra a história de Teth-Adam, que quase 5 mil anos depois de ter sido agraciado com os poderes onipotentes dos deuses egípcios, e preso após seu uso inconsequente, Adão Negro é libertado de sua tumba terrena, pronto para lançar sua forma única de justiça no mundo moderno.
Críticas mistas e onde assistir
O filme vem recebendo críticas mistas por parte do público e crítica especializada. Adão Negro realizou mais uma ação de “ressuscitação” de personagem da DC Comics, como aconteceu em O Esquadrão Suicida (2021), de James Gunn ou o próprio Shazam (2019), de David F. Sandberg.
Inclusive, nos quadrinhos, Adão Negro e Shazam são arqui-inimigos, mas Hiram Garcia, o produtor do filme, confirmou que a ideia foi realizar um filme independente, construir o mundo com Adão Negro e a Sociedade da Justiça da América. Ou seja, não há ligação entre Adão Negro e Shazam de 2019, até o momento.
No ano passado, a DC lançou dois filmes em live-action: Liga da Justiça de Zack Snyder e O Esquadrão Suicida. Porém, enquanto o Snyder Cut foi lançado exclusivamente na HBO Max, o último longa da Força-Tarefa X teve lançamento simultâneo nos cinemas e na HBO Max (americana).
Por conta desses lançamentos, houve um questionamento do público se Adão Negro será exibido também no principal serviço de streaming da Warner Bros Discovery no mesmo período da sua exibição nos cinemas.
O novo longa do DCEU não tem previsão de estreia para chegar na HBO Max, já que os filmes da Warner Bros. não tem mais um prazo fixo para serem lançados no streaming. Anteriormente, um título da WB estreava na HBO Max 45 dias depois de suas estreias nas telonas.
Adão Negro está em cartaz desde 20 de outubro nos cinemas brasileiros.