Um dos maiores sucessos de Denzel Washington na última década, O Voo rendeu nada menos que uma indicação ao Oscar de Melhor Ator ao ator – a sexta de sua carreira até então. O longa também marcou o retorno de Robert Zemeckis à cadeira de direção de um live-action após 12 anos, sendo seu primeiro filme desde Náufrago e Revelação, ambos de 2000.
Na trama, acompanhamos o capitão e piloto Whip Whitaker, um veterano do ramo com grandes problemas em sua vida pessoal. Frequente usuário de drogas e vítima de alcoolismo, ele precisa pilotar sob o efeito de substâncias durante um pouso de emergência, salvando a vida de 96 pessoas, enquanto 6 faleceram no acidente.
O que vemos a seguir é a vida de Whip durante um extenso julgamento, deixando claro para si mesmo seus vícios e problemas de saúde mental, à medida que precisa entender sua culpa no acidente. Além de Denzel Washington, estão no elenco Don Cheadle, Kelly Reilly e John Goodman.
O Voo é baseado em fatos?
Como visto em 2012, John Gatins escreveu o filme e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. O cineasta utilizou como base a queda do Voo 261 da Alaska Airlines, ocorrido no dia 31 de janeiro de 2000. Na ocasião, todos as 88 pessoas a bordo faleceram.
Ao escrever o roteiro de O Voo, Gatins teve total liberdade criativa, portanto, trata-se de uma história fictícia. Em nenhum momento os cineastas envolvidos tiveram a intenção de fazer uma adaptação de um acidente real.
O Voo pode ser conferido no catálogo da Netflix (via Just Watch), além de estar disponível para aluguel e compra em diversos serviços.