Lançado em 2016, o dorama “O Túnel” é o filme da Sessão da Tarde desta quinta-feira (6), trazendo um drama de um homem que ficou preso dentro do túnel depois de um desmoronamento.
Lee Jung-so é um homem comum e, ao sair do trabalho, decide ir visitar sua família. No caminho, sua vida tem uma reviravolta, quando, ao tentar ultrapassar um túnel, a montanha desaba em cima dele.
Com pouca comida e água, Lee terá que buscar formas de sobreviver até que o resgate chegue. Mesmo sem comunicação com o mundo externo, sua esposa não mede esforços para buscar ajuda para tirá-lo de lá.
O Túnel foi baseado em fatos reais?
Existem dois acidentes que ocorreram e serviram de inspiração para a trama. Entretanto, a história em si é fictícia.
Em 1994, um túnel desmoronou na cidade de Chuncheon, na Coreia do Sul, e deixou sete pessoas presas embaixo dos escombros. Depois de 36 horas de trabalho da equipe de resgate, todas conseguiram sair vivas do local.
Outro ocorrido foi em 2014, quando um houve um naufrágio em Sewol, também no país sul-coreano, sobre o qual o diretor explicou os motivos da inspiração: “Como a tristeza ainda é válida, não pude deixar de pensar no naufrágio de Sewol quando fiz o filme de desastre, e achei impossível excluir a memória.”
Informações sobre o filme
Dirigido por Kim Seong-hoon, o drama sul-coreano foi estrelado por Jung Woo Ha, um dos principais atores do país. Lançado em 2016, o filme foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US$ 51 milhões de dólares.
O longa foi bem recebido pela crítica, pela atuação do elenco e pela forma que a narrativa foi contada. No site Rotten Tomatoes, o dorama possui uma aprovação surpreendente de 100% pelo público.