Lançado em 2017, o mundo foi apresentado em formato de animação cinematográfica a “O Touro Ferdinando”, uma adaptação da obra literária escrita por Munro Leaf. Na trama, acompanhamos a história de Ferdinando, um touro calmo que gosta de ficar passando o tempo embaixo de uma árvore.
Porém, sua vida vira de cabeça para baixo quando ele cresce e se torna um grande touro forte e acaba sendo confundido por alguns homens que querem que ele participe de uma tourada. Ambientando em Madri, na Espanha, Ferdinando na verdade é considerado um touro doméstico e não quer participar de competições.
O Touro Ferdinando terá parte 2?
De acordo com as informações da Disney, até o momento não há informações sobre a continuação da história. Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, mesmo diretor de Rio, na época da produção já havia sido revelado que foi um pouco complicado fazer o filme, já que o livro original era pequeno.
“Pois esse era o problema que via. O livro é fininho, em preto e branco, não me permitiria fazer um longa. Daria, no máximo, outro curta como o da Disney, nos anos 1930. Com a família e o estúdio me dando corda para criar, seria louco se não me lançasse nessa aventura.”
Valorização da cultura espanhola
Apesar de o filme querer mostrar o lado crítico das famosas touradas, uma tradição na Espanha, a animação explorou as principais beleza do país. Inclusive, Saldanha falou sobre esse esforço e fez questão de visitar o local para saber o que iriam colocar na produção:
“Quis fazer o filme bem hispânico. Viajei ao país, fiz pesquisas. A paleta (de cores) de Rio era natural para mim, mas eu tive de estabelecer o que seria a (paleta) de Ferdinando. Muito ocre, vermelho. Cores terrosas. E a história progride. Começa no campo, bucólica, com a relação de Ferdinando com a menina, sua dona. Aí ele vai para a cidade, e a feira é muito colorida. À medida que a trama progride, a multidão aumenta. Na cidade, na arena de touros.”