Estrelado por Riz Ahmed, o filme “O Som do Silêncio” trouxe uma história emocionante para os cinemas e conseguiu agradar a crítica com maestria, levando duas estatuetas do Oscar 2021 para casa.
Na trama, acompanhamos o baterista Ruben Stone (Ahmed), que faz parte de uma banda de heavy metal e vive em um trailer com a namorada e companheira de banda Louise (Olivia Cooke). Ele estava seguindo sua vida normalmente, até que percebe que está perdendo sua audição e na busca de ajuda para a surdez, também terá de encontrar uma forma de cuidar da sua saúde mental.
Explicação e final do filme
Depois de acordar surdo, Ruben procura o médico e descobre que perdeu 80% da sua audição e recebe a recomendação de evitar sons altos para prevenir a deterioração do que resta da sua audição. Porém, ele ignora o que o médico lhe disse e sua surdez total chega em questão de um dia. Por ser dependente químico em tratamento, ele se vê em um abismo prestes a ter uma recaída.
Para evitar que isso aconteça, sua namorada descobre um centro de acolhimento destinado para pessoas com dependência química em uma comunidade surda. Por se sentir sozinho e não conseguindo se comunicar com outras pessoas, Ruben ganha um caderno, uma sala, e as instruções para extravasar naquelas páginas tudo o que lhe vier à mente. Nesse momento, aos poucos, é possível ver a evolução do personagem.
Aos poucos, Ruben vai aprendendo a se comunicar na comunidade, porém as coisas saem do controle quando ele decide fazer uma cirurgia polêmica e entra em conflito com as ideias da comunidade. Depois de gastar todo seu dinheiro em uma cirurgia que não funcionou, ele percebe que precisa seguir em frente sem olhar para trás.
Ao final, apesar de parecer em aberto, ele possui uma conclusão que ocorre desde o começo, quando o protagonista se vê dividido entre o mundo que pertencia e aquele que teria de voltar, mesmo não cabendo em nenhum dos dois. Na cena final, Ruben aparentemente fez as pazes consigo e encontrou um meio termo para viver bem.