Embora haja uma certa discussão, não é nenhum absurdo dizer que os Beatles são a maior banda de todos os tempos. Depois de surfarem na onda da rockabilly, o quarteto do Reino Unido passou a experimentar com novos gêneros e tornou seu som inconfundível, com músicas como Lucy in the Sky with Diamonds, Come Together, Don’t Let Me Down e muitas outras.
Muitos creditam a visita do grupo à Índia como fundamental para essa expansão sonora. Um dos motivos do Beatles terem ido até o país é Ravi Shankar. O virtuoso músico indiano estava nos Estados Unidos e conheceu George Harrison no Festival de Monterey – aquele mesmo em que Jimi Hendrix queimou sua guitarra. Desde então, os Beatles não foram mais os mesmos.
Onde entra o sambista brasileiro nessa história?
Depois de furar a bolha da música indiana e tornar-se um ícone mundial, Ravi Shankar viajou o mundo. Em uma de suas viagens, ficou surpreso com a performance de um pianista brasileiro. Benito di Paula, conhecido pelo seu samba paulista, tocou especialmente para Shankar.
“Toquei em São Paulo, lá no Bexiga. Ele foi me ouvir e me deu a honra. É um cara sensacional, gosto muito dele, acima de tudo pela gentileza de terminar o espetáculo no Teatro Municipal e ele pedir pra ir lá me ver. Com o Stevie Wonder foi a mesma situação, ele foi lá ouvir minha música”, revelou Benito à coluna Trip.