Nesta semana, a Netflix divulgou que deve receber um remake de O Salário do Medo em seu catálogo, dirigido por Julien Leclercq, e com a proposta de revitalizar mais uma vez o clássico dos anos 50, que já ganhou uma releitura em 1977 pelas mãos de do cineasta William Friedkin.
Entretanto, o filme original é um verdadeiro marco histórico do cinema, chegando a ser considerado um dos melhores thrillers de ação de todos os tempos. Dirigido por Henri-Georges Clouzot, o filme de 1953 foi baseado na obra de mesmo nome escrita por Georges Arnaud.
Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, além de ter conquistado o Urso de Ouro no Festival de Berlim, O Salário do Medo original é conhecido por conseguir criar uma pesada trama de tensão ao longo de suas duas horas de duração, o que despertou o interesse do público.
Atualmente, o filme original não está disponível para streaming em nenhuma plataforma popular, sendo necessário aguardar a estreia do remake para conferir uma versão mais fiel à história original. Todavia, caso o novo O Salário do Medo consiga se destacar, não deve demorar para que o original seja resgatado.
Mais sobre O Salário do Medo: trama e elenco do filme original
O vilarejo de Las Piedras é controlado pela companhia Southern Oil Company, mas a pobreza toma conta do lugar. Um dia, um grande incêndio se inicia em um poço de petróleo próximo ao lugar, deixando os executivos da companhia em alerta em busca de uma solução.
O presidente da empresa recrutar um grupo de homens para ir ao local de caminhão e prevenir novos acidentes. Os caminhões estão carregados de nitroglicerina para conter o fogo, mas o conteúdo, somado à perigosa travessia coloca a vida dos quatro em um perigo extremo.
O elenco do filme original contou com nomes como Yves Montand, Charles Vanel, Folco Lulli, Peter van Eyck, William Tubs, entre outros, incluindo a brasileira Véra Clouzot, que foi esposa do diretor. Assista ao trailer: