O Sabor da Vida: sinopse, trailer e elenco do filme de 2023
“O Sabor da Vida” (2023), a – controversa – escolha da França para representar o país no Oscar 2024 como Melhor Filme Estrangeiro, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (11). Saiba mais sobre a produção e o porquê da escolha dele para o Oscar foi tão polêmica.
Sinopse de “O Sabor da Vida”
“‘O SABOR DA VIDA’ retrata o relacionamento entre Eugenie, uma talentosa cozinheira, e o famoso gourmet Dodin, para quem ela trabalhou nos últimos 20 anos. Com o tempo, a prática da gastronomia e a admiração mútua se transformaram em um relacionamento. A parceria entre eles resulta em pratos incríveis, cada um mais delicioso do que o outro, desafiando até os chefs mais renomados do mundo. No entanto, Eugenie preza por sua liberdade e nunca quis se casar com Dodin. Então, ele decide fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela” (sinopse divulgada pela Diamond Films).
Elenco e equipe
A protagonista é interpretada por Juliette Binoche, uma das atrizes francesas mais conhecidas de sua geração. Além de estrelar vários filmes no seu país, ela fez projetos em Hollywood, como “O Paciente Inglês” (1996) e a nova série da Apple TV+ “The New Look” (2023-presente).
Coestrelando o filme, temos o ator Benoît Magimel, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes em 2001 por “A Professora do Piano”. Outros atores do filme são Emmanuel Salinger (“Transatlântico”), Patrick d’Assumçao (“Perdi Meu Corpo”), Galatéa Bellugi (“Cão Danado”) e Jan Hammenecker (“Sr. Ninguém”). O filme foi escrito e dirigido pelo cineasta vietnamita Anh Hung Tran (“Entre a Inocência e o Crime”).
Confira o trailer de “O Sabor da Vida”:
A polêmica escolha de “O Sabor da Vida” para o Oscar 2024
Apesar de ter sido bem recebido pela crítica e passado por vários festivais de cinema, incluindo Cannes, a escolha de “O Sabor da Vida” para representar a França no Oscar foi polêmica por causa do seu óbvio concorrente: “Anatomia de uma Queda“, visto como um filme superior pela maior parte da crítica.
E pelo jeito o Oscar também achou isso. “O Sabor da Vida” não conseguiu entrar entre os cinco indicados a Melhor Filme Estrangeiro, mas “Anatomia de uma Queda” recebeu cinco indicações ao prêmio, incluindo Melhor Filme.
“Algumas pessoas no comitê que votaram em ‘O Sabor da Vida’ mantiveram a imagem dos eleitores [do Oscar dessa categoria como pessoas mais velhas e nostálgicas, e não levaram em conta o fato de que os eleitores do Oscar mudaram; são mais jovens e mais diversos do que costumavam ser. Eles gostam de ser desafiados”, revelou uma fonte próxima ao comitê da França responsável pela escolha em entrevista à Variety.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.