Lançada neste ano, a Netflix disponibilizou em sua plataforma a animação “O Rei Macaco”, uma produção dirigida por Anthony Stacchi que trouxe o clássico conto de fantasia chinês ‘Journey to the West’, de Wu Cheng’en, para a plataforma. Na versão original, o filme foi dublado por Jimmy O. Yang, Bowen Yang, Jo Koy, BD Wong, Jolie Haong-Rappaport e Stephanie Hsu.
No enredo, acompanhamos a história do Rei Macaco, um trapaceiro que embarca em uma missão para se juntar às fileiras dos Imortais. Mas, por conta de sua arrogância, ele conhece Lin, uma jovem que tem o potencial de guiá-lo para a iluminação. Será que o Rei Macaco irá aprender a lição?
Explicação e final de O Rei Macaco
Durante o trajeto para se juntar aos Imortais, o Rei Macaco terá que enfrentar diversos desafios, como derrotar 100 demônios para provar seu valor e chamar a atenção dos Deuses que residem no Palácio de Jade no Céu. Quando estava batalhando, ele conhece Lin, que se torna sua assistente, que o acompanha enquanto derrota os demônios.
Porém, quando ele derrota a Garota Vermelha, ele incendeia a vila no processo, e os Imortais não o aceitam, mesmo ele derrotando os 100 demônios. Como resultado, ele embarca em uma busca para alcançar a imortalidade. Ao seu lado, Lin também embarca nessa missão, e eles vão até o Inferno para completar a tarefa. Ele consegue se tornar parcialmente imortal, e é revelado que Lin estava trabalhando para o Rei Dragão, que quer que ela recupere seu cajado em troca de fornecer chuva para a vila atingida pela seca.
Mas Lin se sente atraída pelo Rei Macaco, apesar do comportamento egoísta dele e dos dois se verem como amigos. Ao final, o Rei Macaco bebe o elixir da imortalidade, e Lin se vê deixado de lado. A situação piora quando o Macaco se recusa a ajudá-la quando ela pede para salvar sua aldeia. Como resultado, Lin rouba o cajado, enganando o Rei Macaco, e o entrega ao Rei Dragão.
Uma briga generalizada acontece, e Buda aparece, tentando impedir que o Rei Macaco continue. Lin tenta convencer Buda que existe o bem dentro do Macaco e pede a chance de esclarecer tudo. Por fim, Lin usa a pedra do Rei Macaco em uma metáfora para mostrar ao poderoso guerreiro que ele não é o centro do universo e, como resultado, Buda sela o Rei Macaco em uma caverna de pedra, até que ele alcance a iluminação total e encontre o significado da paz. No final, o Rei Macaco consegue se juntar às fileiras dos Imortais.