Recentemente, o produtor Jon Landau, parceiro de longa data de James Cameron, que esteve por trás de três dos quatro filmes de maior bilheteria de todos os tempos, faleceu em decorrência de um câncer. Vale lembrar que Landau já até mesmo recebeu um Oscar por seu trabalho em Titanic.
E essa participação de Landau serviu para fortificar uma dúvida: qual é a função de um produtor? Afinal, enquanto alguns serviços como o de atores, diretores e roteiristas são mais óbvios, existem funções mais complexas e nebulosas, e inegavelmente a de produtor é uma delas.
Mas desmistificando a função, basicamente o produtor representa a área empresarial e burocrática de um filme. Contudo, os créditos para este cargo costumam ser mais abertos, porque ele tanto pode ser um colaborador ativo do projeto, quanto pode ser apenas o financiador da obra.
Vale destacar que dentro da função, existem ainda suas divisões, como o produtor executivo, que atua como um captador de recursos para determinado projeto, coordenando, supervisionando e controlando assuntos como a arrecadação de fundos, limite de gastos e contratação de mão de obra.
Embora no geral o cargo pareça prático, ele possui um peso muito grande no cinema, exigindo responsabilidade e criatividade do profissional. Até porque, o cinema é uma grande fábrica de sonhos, mas sem uma organização dos custos, é fácil vê-los se transformar em pesadelos.
Produtores mais famosos do cinema
Embora Jon Landau tenha sido um grande representante do cargo, ele não é o único produtor conhecido de Hollywood. Vale lembrar que o próprio Walt Disney, por exemplo, assumiu o cargo de produtor entre todas as outras funções que ele também executava quando estava vivo.
Outro nome muito conhecido é o de Kevin Feige, que embora seja o CEO da Marvel Studios, atua como produtor nos filmes da empresa. Steven Spielberg e George Lucas também estão entre os mais famosos, que assumem a função independente de serem figuras lendárias do cinema.
Também existem atores que se tornam produtores, seja de projetos com sua participação ou não. Neste caso, é comum ver nomes como Adam Sandler com a sua Happy Madison Productions, ou Jordan Peele (que também se mostrou ser um grande diretor) com a Monkeypaw Productions.