O que significam os minutos aplaudidos aos filmes em festivais
Com o Festival de Veneza dominando as manchetes de cinema nos últimos dias, você provavelmente leu uma (ou várias) matérias com títulos do tipo: “Filme X foi aplaudido de pé por Y minutos”. E sim, por mais curioso que pareça, a quantidade de minutos que o filme é aplaudido importa.
Já é lugar comum que um filme seja aplaudido de pé em festivais como o de Veneza e o de Cannes. Ser aplaudido de pé é quase uma tradição, uma “formalidade”, nas palavras do The Guardian, então isso não significa necessariamente que o filme teve uma boa recepção. O tempo dos aplausos costuma ser mais significativo.
Até cinco minutos, é uma sessão de aplausos “educada”. Quando os aplausos ultrapassam esse tempo, é sinal de uma recepção mais positiva (mas nem sempre). Passando dos dez minutos, já temos o que pode ser considerado um filme aclamado. Não são regras exatas. Um filme pode ser aplaudido por mais de cinco minutos e mesmo assim receber avaliações mornas.
Filme mais aplaudido em Veneza este ano também foi o grande vencedor do festival
Este ano, tivemos um exemplo de “aplausos” e “recepção” que concordaram. “O Quarto ao Lado” teve a sessão de aplausos mais longa do festival, com 18 minutos, e também levou o Leão de Ouro, a maior honra do evento.
Primeiro filme em inglês do cineasta espanhol Pedro Almodóvar (“A Pele que Habito”), “O Quarto ao Lado” está previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 24 de outubro. Confira a sinopse oficial:
“Ingrid (Julianne Moore) e Martha (Tilda Swinton) eram amigas íntimas na juventude, quando trabalhavam juntas na mesma revista. Ingrid se tornou uma romancista de autoficção, enquanto Martha se tornou uma repórter de guerra, e elas foram separadas pelas circunstâncias da vida. Depois de anos sem contato, eles se encontram novamente em uma situação extrema, mas estranhamente doce.”
Fonte: The Guardian.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.