O que é um filme found footage?
Um filme found footage (filmagem encontrada, em tradução livre) é um estilo de cinema em que ações são registradas por uma câmera em primeira mão, supostamente pelos próprios personagens. A ideia é imergir o espectador naquelas cenas, como se elas fossem reais e estivessem sendo registradas por uma pessoa comum.
O estilo ainda ajuda muito cineastas com um baixo orçamento, já que permite o uso de câmeras amadoras, menos cenários e movimentos mais espontâneos.
O boom dos filmes found footage
O cinema found footage já existia há alguns anos, mas o grande boom do gênero veio com A Bruxa de Blair (1999). A história é bem simples: um grupo de jovens cineastas amadores vão a uma floresta considerada mal assombrada para gravar um documentário. Eles desaparecem, mas anos depois as câmeras que eles estavam usando são encontradas.
A divulgação do filme seguiu a mesma linha da sinopse, insinuando que todos os eventos retratados eram reais. O elenco do filme não fez aparições públicas antes da estreia, contribuindo para a “lenda” de que o filme era real. Estes rumores, junto com o estilo found footage, que ainda não era tão popular, tornaram a produção um enorme sucesso. Com um orçamento de US$60 mil, A Bruxa de Blair arrecadou quase US$250 milhões.
Pelos anos seguintes, mais filmes de terror e suspense apostaram no estilo, como REC (2007), Creep (2014), A Visita (2015) e Assim na Terra Como no Inferno (2014). Atividade Paranormal (2007) trouxe uma novidade: as câmeras da casa registram a ação, não os personagens do longa.
Filmes de outros gêneros também usaram o found footage
Mas o estilo não se limitou ao mundo do horror e do suspense, já que alguns cineastas apostaram no estilo para contar outros tipos de história.
Um exemplo é a comédia Projeto X: Uma Festa Fora de Controle (2012), em que um jovem filma a festa dos amigos, enquanto ela dá terrivelmente errado. Outro é o filme Poder Sem Limites (2012), que usa o estilo em um longa de ficção científica.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.