O cinema possui uma infinidade de gêneros e subgêneros, permitindo que seus realizadores possam explorar o inimaginável através das telas, com histórias mirabolantes através dos tempos que trazem ares fantásticos ao passado, presente e futuro.
E existem subgêneros que, mesmo surgidos por questões de necessidade e adversidade, acabam conquistando o público e se consolidando na história do cinema. É o caso do “Spaghetti Western”, um subgênero western de origem italiana das décadas de 1960 e 1970.
Originalmente, o termo servia para definir somente os longas-metragens rodados em italiano, pobres de meios, segundo as convenções dos primeiros filmes do gênero, muitas vezes como consequência da limitação financeira.
Muitas produções eram de baixo custo e suas cenas externas eram gravadas em locais que lembravam o longínquo oeste americano, como a Sicília e o Sul da Espanha. Porém, estes filmes se tornaram berços de grandes nomes da indústria cinematográfica.
Um dos maiores e mais reconhecidos nomes foi Sergio Leone, cineasta italiano que renovou o western com suas obras Spaghetti. Leone é o responsável por marcos do cinema como a famosa “Trilogia dos dólares”, estrelada por Clint Eastwood.
Outro grande nome que se tornou famoso pelo subgênero foi o compositor e maestro Ennio Morricone, que conquistou fama internacional por seu trabalho em diversos filmes western. Inclusive, seu trabalho no longa Três Homens em Conflito se tornou uma das trilhas sonoras mais influentes da história.
Aos poucos, o “Spaghetti Western” conquistou o mundo, fazendo história nos cinemas e influenciando diversos outros grandes nomes, como o caso de Quentin Tarantino, que não só deixa claro seu amor pelo subgênero, como ainda o insere em seus filmes sempre que possível, tal como Django e Os Oito Odiados.
Principais filmes do Spaghetti Western
O conceito do “Spaghetti Western” não é difícil de compreender, pois conforme citado, tratam-se de filmes com a mesma estética dos westerns clássicos, com a diferença sendo orçamental. Para ilustrar melhor o subgênero, existem alguns filmes que o representam perfeitamente. São eles:
- Por Um Punhado de Dólares (1964)
Um pistoleiro sem nome chega à San Miguel, uma cidade mexicana dividida por uma guerra entre dois grupos rivais. Ao perceberem as habilidades do forasteiro, os dois grupos fazem ofertas para que ele ajude-os na disputa, e o homem aceita as duas propostas.
- Por Uns Dólares a Mais (1965)
Manco, um astuto caçador de recompensas, perambula pelas cidades do velho oeste em busca de um novo alvo. Até que ele descobre uma recompensa pela cabeça de um bandido conhecido como El Indio, que também está sendo caçado pelo coronel Douglas Mortimer. Agora, os dois precisam decidir se vão unir forças para capturar o bandido ou morrer tentando.
- Três Homens em Conflito (1966)
Durante a Guerra de Secessão, um pistoleiro misterioso tenta trabalhar em conjunto com um bandido e um caçador de recompensas para encontrar um tesouro escondido. Cada um deles sabe onde está parte da riqueza, mas nenhum dos três tem a intenção de dividir o prêmio.
- Django (1966)
Django é um pistoleiro misterioso, que vaga pelo velho oeste de luto por sua mulher. O homem leva consigo um caixão que carrega o que ele precisa para concluir sua vingança contra duas quadrilhas rivais da fronteira do México, punindo os responsáveis pela morte de sua esposa.
- A Morte Anda a Cavalo (1967)
O habilidoso atirador Bill Meceita carrega um trauma de ter visto toda a sua família ser brutalmente assassinada. Anos depois, ele decide se vingar dos responsáveis. Em sua cruzada por justiça, ele conhece Ryan, um veterano pistoleiro recém saído da prisão, cuja aliança pode trazer muitas surpresas.
- Era uma Vez no Oeste (1968)
Devido a cobiça por suas terras, um pai e todos os seus filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Porém, o homem era viúvo, mas tinha se casado com uma mulher de Nova Orleans que se torna dona do local e é protegida por um pistoleiro habilidoso, que tem contas a resolver com o matador.