Na indústria audiovisual, existem funções como a do diretor, roteirista, editor e até mesmo produtor que, pelo nome, é fácil identificar quais são suas funções no desenvolvimento de uma produção. Entretanto, no ramo das séries, há uma profissão que constantemente causa confusão no público.
Figura conhecida da televisão estadunidense, o showrunner é um cargo vital para uma produção como uma série, podendo ser considerado o mais importante de todos. Afinal, ele pode ser entendido como o “cérebro” de toda a organização, sendo a pessoa responsável por fazer uma produção “andar”.
Inclusive, apesar do nome não possuir uma tradução oficial, este é basicamente um significado de seu trabalho. O showrunner supervisiona e comanda basicamente todos os setores do desenvolvimento de uma série, incluindo a criação, produção, roteiro, direção, elenco, entre vários outros.
Além de ser o responsável pela organização gerencial, o showrunner ainda pode definir o tom de uma produção, tendo o poder de decisão criativa. Por isso, é muito comum que séries produzidas por um mesmo showrunner sejam parecidas em essência, mesmo que com histórias diferentes.
Normalmente ocupado por veteranos da indústria, este é o cargo mais cobiçado pelos profissionais da indústria da TV, mesmo sendo o mais cansativo e desgastante. E vale destacar que a saída do showrunner pode prejudicar totalmente o desenvolvimento de uma série, tornando a função essencial.
Showrunners famosos: conheça alguns profissionais do setor
Embora o showrunner também integre o lado da indústria que raramente é visto pelo público, existem alguns profissionais que se tornaram extremamente conhecidos, seja por já serem figuras públicas ou por terem conquistado um grande sucesso em sua função. Confira grandes representantes do setor:
- Shonda Rhimes: além de ser uma produtora de sucesso, tendo apoiado o desenvolvimento de séries como How To Get Away With Murder e Bridgerton, Shonda Rhimes foi a showrunner de Grey’s Anatomy, uma das séries médicas de maior sucesso de todos os tempos.
- Eric Kripke: com seu nome em alta devido ao sucesso da adaptação de The Boys e suas produções derivadas, Eric Kripke já está acostumado com os holofotes, considerando que ele também foi showrunner de séries como Supernatural.
- Ryan Murphy: Glee, American Horror Story, The Politician e American Crime Story são apenas alguns dos sucessos de Ryan Murphy como showrunner, e são mais do que suficientes para comprovar seu potencial.
- Jon Favreau: além de ter se tornado um grande nome para a Marvel na cadeira da direção, Jon Favreau também demonstrou suas habilidades como showrunner em no universo de Star Wars ao assumir o comando de The Mandalorian, que se tornou um fenômeno da franquia.
- J.J. Abrams: uma série clássica dos anos 2000 que faz sucesso até hoje é Lost, e J.J. Abrams é simplesmente um dos nomes por trás de sua criação.
- Chuck Lorre: grande nome da comédia, Chuck Lorre é o nome por trás de séries como Two And A Half Man e The Big Bang Theory, que já se tornaram representantes da cultura pop dos EUA.
- James Gunn: além de ser um cineasta de mão cheia e atual co-CEO da DC Studios, James Gunn mostrou que também é um grande showrunner em Pacificador.