Na era dos serviços de streaming, algumas plataformas tiveram que inovar. O Mubi é uma delas. Mais do que apenas um catálogo de filmes, o serviço oferece, também, uma curadoria focada em lançamentos cults.
Fundado em 2007, a proposta do serviço é dar palco para produções emergentes e já estabelecidos, além de produzir filmes de todo o mundo e lançá-los de maneira exclusiva. Além disso, o Mubi publica a Notebook, uma publicação focada em críticas e notícias de filmes, e concede ingressos semanais para lançamentos selecionados em cinemas através do Mubi Go.
A plataforma possui uma parceria com a Criterion Collection, uma distribuidora de filmes conhecida por sua precisa curadoria. Atualmente, a Criterion possui mais de mil lançamentos, com foco em restaurações, remasterizações e adicionais.
Mubi: como funciona
A plataforma opera da mesma forma que qualquer outro serviço de streaming. Sem séries, o Mubi conta apenas com filmes e documentários. O foco permite que a curadoria seja feita de diversas formas. Na página inicial, um filme é eleito como o filme do dia.
Nas categorias iniciais, algum diretor costuma ter suas obras em destaque, variando de acordo com o dia ou com a semana. Além disso, o serviço possui sua própria lista de Top 1000 filmes.
O Mubi custa R$29,90 ao mês ou R$19,90 ao mês, caso seja assinado anualmente.