O que é a A24? Produtora tem dominado o cinema e os streamings
Completando praticamente uma década no mercado, a A24 dominou o último Oscar, levando todos os prêmios nas categorias de atuação, além de melhor filme e melhor diretor para Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e o top 10 da Netflix com a série Treta, estrelando Ali Wong e Steven Yeun.
A A24 foi fundada em 2012 em Nova York pelos três amigos Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, que decidiram abandonar seus trabalhos na indústria cinematográfica para começarem seu próprio estúdio independente. O nome surgiu de uma rodovia na Itália por onde Daniel Katz estava passando quando decidiu criar sua empresa.
Incialmente, ela apenas distribuía filmes de diretores iniciantes. Um dos primeiros sucessos foi Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012), dirigido por Harmony Korine. O longa chamou a atenção da mídia ao trazer ex-atrizes da Disney como Selena Gomez e Vanessa Hughens em papéis sensuais de assaltantes.
No ano seguinte, eles distribuíram o filme Bling Ring, da diretora vencedora do Oscar Sofia Coppola.
Mirando sempre em filmes com orçamentos pequenos, dando muita liberdade criativa aos seus diretores e roteiristas, a A24 apostou em filmes fora dos padrões hollywoodianos que chamaram a atenção da crítica e do público de festivais independentes.
Em 2016, a distribuidora apareceu pela primeira vez no Oscar com os filmes Ex Machina – Instinto Artificial, Amy e O Quarto de Jack. Ex Machina ganhou melhores efeitos visuais, Amy levou melhor documentário e O Quarto de Jack rendeu o prêmio de melhor atriz para Brie Larson (Capitã Marvel).
Primeiro filme produzido pela A24 ganhou o Oscar
Em 2016, a A24 produziu o seu primeiro filme com um orçamento de apenas US$ 1.5 milhões: Moonlight – Sob a Luz do Luar, que se tornou a produção com o menor orçamento a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Indicado em oito categorias no Oscar, o longa ainda levou os prêmios de melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali e melhor roteiro adaptado.
A produtora continuou apostando em festivais independentes e contratos com grandes distribuidoras como a Netflix e a Prime Video. O estúdio se destaca por uma estratégia de divulgação quase 100% online e por apostar em novos talentos com ideias fora da caixa.
Nos últimos anos, a A24 produziu filmes elogiados como Hereditário (2018), Midsommar (2019), Joias Brutas (2019), X – A Marca da Morte (2022), Pearl (2022) e muitos outros, além de revelar cineastas como Ari Aster, Robert Eggers, Ti West e, mais recentemente, os vencedores do Oscar Daniel Kwan, um dos fundadores da A24, e Daniel Scheinert.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.