Lançado em 2016, o filme “O Que de Verdade Importa”, uma comédia dramática estrelada por Oliver Jackson-Cohen, Camilla Luddington, Kaitlyn Bernard, Jorge Garcia e Jonathan Pryce. Dirigido por Paco Arango, o longa-metragem narra a história de um homem que tem sua vida mudada para sempre, após conhecer melhor sua família e origem.
A história gira em torno de Alec Bailey, um engenheiro e sem dinheiro que vive em Londres. Com dívidas e sem saber como pagar as contas, ele é surpreendido quando um tio distante aparece e paga suas dívidas, pedindo em troca que se mude para Nova Escócia, no Canadá, por um ano. Em uma realidade totalmente diferente, ele descobre que membros da sua família possuem o dom da cura e isso lhe deixa intrigado.
Sem entender qual é o seu verdadeiro propósito, ele conhece Abigail, uma garota com câncer terminal, que o ajudará a entender melhor essa dádiva, fazendo-o acreditar na fé.
Abigail morre no final?
Interpretada pela atriz Kaitlyn Bernard, a personagem Abigail não morre no final. Quando a produção está prestes a acabar, ela conta para Alec e Cecilia que milagrosamente seu câncer está em remissão. Com essa boa notícia, Alec e Cecilia se beijam e o rapaz decide ir atrás do tio na Inglaterra para pedir desculpas. A última cena é uma tomada do porão, mostrando o retrato emoldurado e etiquetado ‘Alec Bailey’.
Para mostrar o propósito do filme, não é explicado exatamente como Abigail começou a ser curada, focando principalmente na fé. Um detalhe importante sobre sua personagem é que ela foi Abigail Bryant, uma paciente do IWK que faleceu em 2014 após uma longa batalha contra o câncer. Quando Paco Arango ficou sabendo da sua história, ficou comovido e escreveu até um poema para a verdadeira Abigail.