Na última semana, O Próprio Enterro estreou no Prime Video e tem conquistado grande sucesso. O longa estrelado por Jamie Foxx e Tommy Lee Jones ocupa a segunda colocação entre as produções mais assistidas da plataforma no Brasil, e, para a surpresa de muitos, é baseado em uma história real.
Com um orçamento de US$32 milhões, o filme é um dos maiores investimentos da Amazon no segundo semestre, sendo, também, uma de suas maiores estreias. Na trama, conferimos a história do advogado Willie E. Gary e de seu cliente Jeremiah Josephn O’Keefe, adaptando um artigo do New Yorker (via Time Magazine) publicado em 1999 e escrito por Jonathan Harr.
Em meio à década de 1990, Willie E. Gary era um grande nome dentro da advocacia, tendo um ótimo histórico e táticas pouco convencionais no tribunal. Em 1995, ele é contratado por Jeremiah Joseph O’Keefe, o dono de uma casa funerária familiar que teme falir com a concorrência do Loewen Group, uma grande empresa do ramo funerário. Assim, Gary decide processar os concorrentes.
O advogado é interpretado por Jamie Foxx, enquanto Tommy Lee Jones dá vida ao quase-falido O’Keefe. O Próprio Enterro conta, ainda, com Jurnee Smollett, Mamoudou Athie e Bill Camp em seu elenco.
O Próprio Enterro: entenda caso real
O Próprio Enterro, ao utilizar o artigo de Jonathan Harr como base, aborda o julgamento civil real de 1995 entre Willie E. Gary e a Loewen Funeral Company, com seu seu bilionário dono canadense, Ray Loewen, sendo peça importante. No entanto, a diretora e roteirista Maggie Betts decidiu tomar algumas liberdades criativas.
Embora o caso realmente tenha ocorrido e resultou em um resultado semelhante ao visto no filme, alguns personagens foram criados para aprofundar a história. Um deles é a advogada Mame Downes, interpretada por Jurnee Smollett. A personagem foi inspirada em advogados reais, uma vez que o tribunal contou com dois homens brancos sendo representados por advogados negros perante um júri majoritariamente negro.
Outros personagens, em especial os componentes da equipe de Gary, foram criados para a trama de O Próprio Enterro. Mais uma vez, o esqueleto da história é transposto de maneira íntegra às telas, contando com o mesmo resultado visto na vida real.